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Passagem do metrô de BH começa a custar R$ 5,50 nesta segunda (1°)

A tarifa vai passar de R$ 5,30 para R$ 5,50, um aumento equivalente a 3,77%; reajuste é o segundo após a privatização do metrô de Belo Horizonte

Metrô de BH

Os usuários do transporte público devem se preparar para pagar mais caro pela passagem do metrô de Belo Horizonte a partir desta segunda-feira (1°). A tarifa vai passar de R$ 5,30 para R$ 5,50, um aumento equivalente a 3,77%.

A informação havia sido publicada pelo governo de Minas Gerais em resolução no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (27). O novo reajuste é o segundo após a privatização do metrô de Belo Horizonte, concedido à iniciativa privada em março do ano passado, com o grupo Comporte Participações S.A. vencendo o leilão da concessão.

Relembre as datas dos aumentos:

  • 05/05/2019: R$ 2,40
  • 07/07/2019: R$ 2,90
  • 08/09/2019: R$ 3,40
  • 03/11/2019: R$ 3,70
  • 05/01/2020: R$ 4,00
  • 07/03/2020: R$ 4,25
  • 21/03/2021: R$ 4,25
  • 01/07/2023: R$ 5,30
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Passageiros reclamam de aumento

A notícia de mais um aumento foi recebida com reclamações dos usuários do transporte público. Leonardo Melo utiliza o metrô de Belo Horizonte há mais de 15 anos diariamente para ir ao trabalho. Na avaliação dele, pouca coisa melhorou no último ano.

“Na minha avaliação, pouca coisa melhorou em termos de estrutura. A empresa fala em melhorias e manutenções, em cronograma, mas ainda é pouco para logo de cara fazer um aumento. Sem falar que existe um atraso entre os carros de uma estação para outra. Também não trocaram os carros antigos por uma nova frota”, afirma o morador da capital mineira.

Em maio, o Metrô BH anunciou a compra de 24 veículos para substituir a atual frota. Segundo a concessionária, hoje são 35 veículos, dos quais 25 são da série 900 (da década de 1980) e 10 da série 1000, que passaram a integrar a frota a partir de 2015. Os primeiros é que serão substituídos pelos novos modelos chineses.

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O consultor de TI Maxwell Moreno, de 32 anos, que também faz uso diário do transporte, compartilha da opinião. “O tempo de espera continua o mesmo, exceto quando ele é alterado em certos dias com a justificativa de obras. Além disso, removeram de circulação os trens com 8 carros, o que deixa os carros mais cheios e desconfortáveis”, aponta.

O profissional destacou ainda que a passagem do metrô da capital mineira já ultrapassou o valor pago no metrô de São Paulo: “BH tem um sistema metroviário patético e mesmo assim o custo da passagem já é maior do que a do metrô de São Paulo”. Atualmente, os paulistas pagam R$ 5 pelo bilhete.

Concessão

O metrô foi concedido à iniciativa privada em março, com o grupo Comporte Participações S.A. vencendo o leilão da concessão. O grupo vai ser responsável pela gestão do metrô de Belo Horizonte pelos próximos 30 anos e o grupo apresentou a única oferta no leilão de R$ 25.755.111,00 milhões.

O projeto prevê que, até 2029, as setes estações da nova linha que será construída até a região do Barreiro, a Linha 2, estejam em operação.


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