Ouvindo...

Times

Rogério Correia processa Luísa Barreto por ‘propaganda negativa’ em vídeo sobre metrô de BH

Pré-candidatos gravaram vídeos na Estação Central do metrô de Belo Horizonte e pré-candidata do Novo criticou petista

Pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o deputado federal Rogério Correia (PT) entrou com uma ação na Justiça Eleitoral contra a ex-secretária de Planejamento e Gestão do Governo de Minas, Luísa Barreto (Novo) por “propaganda extemporânea negativa”. O imbróglio se deu após declarações da pré-candidata do Novo em um vídeo em que ela critica Rogério e a deputada Bella Gonçalves (Psol) por falas sobre o metrô de Belo Horizonte.

Veja mais: Eleição 2024: metrô de BH vira alvo de disputa entre pré-candidatos de Zema e Lula

O processo será julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e pode resultar em multas à campanha de Luísa.

Na última sexta-feira (21), a Itatiaia mostrou que Luísa, Rogério e Bella gravaram vídeos na Estação Central do metrô de Belo Horizonte.

Se, por um lado, os pré-candidatos ligados à esquerda criticaram o valor da passagem do metrô e citaram a intenção de “resgatar” o transporte público — privatizado pelo governo Zema no ano passado — a ex-titular da Seplag rebateu e atacou o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores.

“O PT sabe fazer duas coisas muito bem: contar mentiras e quebrar a máquina pública”, afirmou Luísa Barreto em vídeo que foi publicado em suas redes sociais.

Leia também

Propaganda extemporânea negativa

Rogério Correia alega, em ação na Justiça Eleitoral, que foi alvo de “propaganda extemporânea negativa” por parte de sua eventual adversária nas eleições. Isso ocorre quando uma peça de publicidade é feita antes do período oficial de campanha eleitoral — que só começa em 16 de agosto — e tem o objetivo de prejudicar a imagem de um concorrente.

"É evidente que o principal objetivo da fala é descreditar a atuação e propostas lançadas pelo Representante e, usando uma combinação de acusações diretas e indiretas, atacar a conduta de Rogério Correia enquanto político”, afirma o parlamentar em peça enviada ao TRE-MG.

A defesa de Correia pede à Justiça Eleitoral que determine a remoção do vídeo das redes sociais de Luísa Barreto e que imponha pagamento de multa.


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Leia mais