A
De acordo com moradores, essa não é a primeira vez que o bairro sofre com alagamentos. Na
Veja aqui o vídeo: pic.twitter.com/uqkCuIB4AV
— Itatiaia (@itatiaia) March 26, 2024
“Muitos moradores acabam perdendo colchão, muita coisa por causa do que vem acontecendo. A água desce de todas as ruas direto para a Vila. Aí acaba danificando moto, carro. Não é de hoje que a gente está tentando resolver esse problema. As doações que fizeram, querendo ou não, a chuva levou tudo de novo”, contou um dos moradores ouvidos pela Itatiaia.
Uma das atingidas, Sindalva Pereira, de 57 anos, conta que ainda contabiliza os prejuízos causados pela chuva.
“Molhou todos os mantimentos. Tive que jogar um monte de coisa fora. O guarda-roupa soltou a tábua e molhou minhas roupas. Molhou o colchão também. É uma tristeza, mas fazer o que? Eu trabalho aqui, preciso ficar aqui”, desabafou
A técnica de enfermagem, Silvani Santos, de 47 anos, também teve a casa alagada mais uma vez. "[Alagou] tudo de novo. A gente nem conseguiu ligar o carro ainda, porque perdeu o carro da outra vez. Dessa vez, quase que perdemos de novo. Agora encheu de novo em um segundo. Não dá não dá tempo de fazer nada. Só de ficar desesperada mesmo”, relata.
Resposta da Defesa Civil
Apesar da inundação atestada pela reportagem no local, a Defesa Civil de Contagem negou que as casas tenham sido atingidas.
A Defesa Civil informa que esteve na tarde desta terça-feira (26/3) na Vila Samag, onde ocorreu uma inundação na Avenida Cinco, porém, as casas não foram atingidas.
A equipe da Limpeza Urbana esteve no local para limpar bocas de lobo e realizar a remoção de entulhos em um “bota fora” irregular em uma esquina.
Também não foram registrados desabrigados ou desalojados.
Alerta de chuva
Na tarde desta terça-feira (26), a Defesa Civil divulgou um novo alerta de chuvas fortes para Contagem. A previsão indica chuvas de até 30 milímetros, com rajadas de vento e risco de deslizamentos. O Alerta válido para os próximos dois dias.
Recomendações durante a chuva
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
- Atenção especial para áreas de encostas e morros;
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.