O Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, mais conhecido como o Aeroporto da Pampulha, pode deixar de receber voos durante a noite e a madrugada em breve. A administração do terminal solicitou aos órgãos competentes que suas operações sejam interrompidas entre 23h30 e 5h30.
Segundo o comunicado da CCR Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto da Pampulha, o pedido foi feito com o aval da Secretaria de Infraestrutura de Minas Gerais (Seinfra-MG). ‘Após estudo completo, concluiu-se que essa mudança não terá um impacto significativo nos serviços em PLU (Pampulha), devido à baixa média histórica de movimentos nesse horário’, diz a empresa na nota.
Apesar da interrupção nos voos, as operações de segurança pública, aeromédica e transporte de órgãos vão seguir acontecendo normalmente. A expectativa é que a medida entre em vigor em maio de 2024.
Aniversário e reconhecimento
O Aeroporto da Pampulha completou 91 anos no início de março, se destacando em uma nova categoria. O terminal, que não recebe voos comerciais desde 2018, foi
Mas o que é aviação geral? A aviação geral classifica todas as operações do avião civil que não configuram transporte aéreo comercial programado ou operações de carga aérea. A categoria também é chamada de ‘aviação de negócios’. Voos de instrução, táxi aéreo, aviação recreativa, aviação de emergência e aviação agrícola são algumas das atividades operadas em terminais como o da Pampulha, que é um dos grandes centros de manutenção e hangaragem para helicópteros ou aeronaves de asas fixas.
Em janeiro de 2024, foram 3.564 operações envolvendo helicópteros, jatinhos particulares e outras aeronaves no Aeroporto da Pampulha, número quase 30% maior do que no mesmo período do ano passado. Segundo o relatório, o terminal da capital mineira só ficou atrás dos Aeroportos de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e do Campo de Marte, em São Paulo, na quantidade de pousos e decolagens.
Inaugurado em 3 de março de 1933, o Aeroporto da Pampulha tem uma pista de 2.364 metros de extensão, maior que a dos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont. Em sua categoria atual de ‘aviação geral’, o terminal pode receber todos os aviões e helicópteros registrados no Brasil, exceto os militares, desportivos e grandes aviões operados por companhias aéreas.
Segundo a CCR Aeroportos, podem operar na Pampulha aeronaves com envergadura de até 36 metros. Nesta categoria, são incluídas aeronaves famosas, como o Embraer-195, o Boeing 737-400 e o Airbus 321.