Ouvindo...

Prefeitura de BH retira 92 veículos abandonados das ruas da capital para combater dengue

Carcaças podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti

Ao todo, a prefeitura mapeou mais de 150 veículos abandonados por BH

A Prefeitura de Belo Horizonte já recolheu 92 veículos abandonados pelas ruas da capital, durante os primeiros 15 dias da operação de combate à dengue, zika e chikungunya. Entre os veículos que já foram retirados das vias, 15 foram removidos para o pátio da BHTrans e os outros 77 foram retirados pelos proprietários após serem notificados.

Ao todo, a prefeitura mapeou mais de 150 veículos abandonados por BH. De acordo com a gestão municipal, a população está contribuindo ao compartilhar os locais onde estão carros, motos e caminhões abandonados por meio do Portal de Serviços.

“Estamos recebendo todos os dias da população os locais com veículos em estado de abandono e, só com as notificações, conseguimos que 83% das remoções fossem realizadas pelos proprietários. Em 15 dias não são apenas 92 veículos abandonados que deixaram as vias da capital, mas também 92 potenciais focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti”, afirma o assessor de operações da BHTrans, Márcio Pacheco.

Leia também

Assim que um veículo abandonado é identificado pela prefeitura, o proprietário é notificado e tem cinco dias úteis para retirá-lo das ruas, sob pena de remoção para o pátio. Caso o veículo vá para o pátio, o proprietário tem 60 dias, contados a partir da data da remoção, para retirá-lo do pátio. Vencido esse prazo, o carro é levado a leilão.

Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.