A Prefeitura de Belo Horizonte já recolheu 92 veículos abandonados pelas ruas da capital, durante os primeiros 15 dias da operação de combate à dengue, zika e chikungunya. Entre os veículos que já foram retirados das vias, 15 foram removidos para o pátio da BHTrans e os outros 77 foram retirados pelos proprietários após serem notificados.
Ao todo, a prefeitura mapeou mais de 150 veículos abandonados por BH. De acordo com a gestão municipal, a população está contribuindo ao compartilhar os locais onde estão carros, motos e caminhões abandonados por meio do
“Estamos recebendo todos os dias da população os locais com veículos em estado de abandono e, só com as notificações, conseguimos que 83% das remoções fossem realizadas pelos proprietários. Em 15 dias não são apenas 92 veículos abandonados que deixaram as vias da capital, mas também 92 potenciais focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti”, afirma o assessor de operações da BHTrans, Márcio Pacheco.
Assim que um veículo abandonado é identificado pela prefeitura, o proprietário é notificado e tem cinco dias úteis para retirá-lo das ruas, sob pena de remoção para o pátio. Caso o veículo vá para o pátio, o proprietário tem 60 dias, contados a partir da data da remoção, para retirá-lo do pátio. Vencido esse prazo, o carro é levado a leilão.