Ambulantes que
Vídeos recebidos pela Itatiaia mostram centenas de pessoas ocupando parte da avenida do Contorno, no encontro com as ruas Juiz de Fora e Almirante Alexandrino, no bairro Gutierrez. Pela gravação, é possível ver que alguns manifestantes espalharam lixo pelo asfalto e atearam fogo.
Veja o vídeo:
Vídeo: Ambulantes protestam após passarem o dia todo na fila do credenciamento para o Carnaval em BH
— Itatiaia (@itatiaia) January 16, 2024
🎥: Imagens cedidas à Itatiaiahttps://t.co/gtVjYmBAjg pic.twitter.com/EDuy6J9Ske
Uma das principais reclamações é a falta de organização e demora para o credenciamento. Um vendedor contou à Itatiaia que essa não é a primeira vez que há tumulto no momento do credenciamento e que faltou organização e preparo por parte da Prefeitura de BH. “Esse é o quarto ano que eu faço credencial. Se a prefeitura fosse mais organizada, quem teve a credencial do ano passado poderia só atualizar o cadastro esse ano, mas não, tivemos que fazer tudo de novo. Não é o primeiro ano que dá esse tumulto não, esse ano só ficou pior. Foi falta de organização e preparo. Se tivesse organizado melhor, dava certo”, disse.
Em nota, a Belotur acalmou os candidatos ao informar que todos os ambulantes interessados serão credenciados até o dia 26 de janeiro, já que não há limite de credenciais. A pasta também explica que as pessoas que não receberam a pulseira nesta terça poderão voltar a partir de amanhã (17) para retirá-la.
Como fazer o credenciamento?
Os que quiserem se credenciar para trabalhar no Carnaval de Belo Horizonte neste ano deverão ir até o Colégio Marconi, na rua Paracatu, nº 1.574, bairro Santo Agostinho, munidos de identidade, CPF e comprovante de residência originais. É necessário ser maior de 18 anos e ter residência comprovada em BH para realizar o cadastro. Caso não tenha documento que comprove domicílio em BH sob sua titularidade, mas resida na cidade com familiares, basta apresentar declaração subscrita por cônjuge, mãe, pai, irmão ou irmã, com documentação que comprove.
O processo, neste ano, terá somente uma fase, ou seja, o ambulante sairá com a credencial no ato da inscrição. As regras podem ser acessadas
A credencial é pessoal e intransferível e dá ao comerciante o direito de circular pelos Blocos de Rua, entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro. Está vedada a venda de alimentos, bebidas fracionadas e em recipientes de vidro, além da presença e comercialização em eventos privados.
Capacitação gratuita
Os primeiros três mil ambulantes credenciados entre os dias 16 e 18 de janeiro terão direito a um curso de capacitação gratuita nesta quinta-feira (18), no Sesc Palladium. Durante a atividade, idealizada pelo Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais, os profissionais vão receber orientações para potencializar as vendas, como técnicas para apresentação dos produtos, abordagem aos foliões, agilidade e fidelização dos clientes.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.