Começa nesta terça-feira (16) o cadastramento de ambulantes para o Carnaval de Belo Horizonte de 2024 e centenas de interessados aguardam na fila na porta o Colégio Marconi, na rua Paracatu, no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul de Belo Horizonte. O cadastramento poderá ser realizado a partir das 12h.
A credencial dá ao comerciante o direito de circular pelos Blocos de Rua, entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro. Está vedada a venda de alimentos, bebidas fracionadas e em recipientes de vidro, além da presença e comercialização em eventos privados. O processo, neste ano, terá somente uma fase, ou seja, o ambulante sairá com a credencial no ato da inscrição.
O primeiro a chegar foi Cleber Ferreira Pinto: “estou aqui desde ontem, às 7 horas da manhã. Passar a noite aqui foi tranquilo… Não choveu e deu para se divertir com o pessoal”, disse.
Já Nilson Aparecido reclamou da falta de estrutura para atender os interessados em participar do cadastramento. “Está difícil. Não tem banheiro químico e já tem muita gente aqui”, afirmou. Para ele, essa é a oportunidade de fazer uma “grana” extra. “Tem material das crianças, remédio e aluguel… O ano começou e as contas não param”, finalizou.
Como se credenciar
Podem se credenciar pessoas maiores de 18 anos com residência comprovada em Belo Horizonte. No momento da inscrição, o vendedor deverá apresentar identidade, CPF e comprovante de residência originais. Caso não tenha documento que comprove domicílio em BH sob sua titularidade, mas resida na cidade com familiares, basta apresentar declaração subscrita por cônjuge, mãe, pai, irmão ou irmã, com documentação que comprove.
O prazo se estende até o dia 26, com exceção do domingo (21), das 12h às 20h.
A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e aguarda um retorno.