Começou nesta terça-feira (16) o c
Alguns vendedores já estavam ansiosos e até dormiram na fila para conseguir a credencial. Esse foi o caso de Kleber Ferreira Pinto, que foi o primeiro a chegar na fila, por volta das 7h da manhã de segunda-feira (15). “Tô pronto para trabalhar no Carnaval, se Deus quiser. Fui o primeiro a chegar na fila, tô pronto e agora é fazer o curso no Senac para agregar mais conhecimento e trabalhar”, contou à Itatiaia.
Marciane Inês Carvalho, de 53 anos, também é ambulante e chegou ao Colégio Marconi por volta das 17h de segunda-feira (15) para ficar na fila do credenciamento. Ela contou que usará o lucro da festa para quitar as dívidas e fazer algo novo.
Muitos também usarão as vendas do Carnaval para fazer uma renda extra. Esse é o caso de Thiago Porto Miranda, de 35 anos, prestador de serviços na área de vidraçaria. Ele relatou que, mesmo já tendo um trabalho fixo, atuará como ambulante para ganhar um dinheiro extra durante a festa. “Os outros estão pulando e eu estou ganhando dinheiro. Eu quero ganhar meu dinheiro e pagar minhas continhas”, disse.
Como fazer o credenciamento?
Os que quiserem se credenciar para trabalhar no Carnaval de Belo Horizonte neste ano deverão ir até o Colégio Marconi, na rua Paracatu, nº 1.574, bairro Santo Agostinho, munidos de identidade, CPF e comprovante de residência originais. É necessário ser maior de 18 anos e ter residência comprovada em BH para realizar o cadastro. Caso não tenha documento que comprove domicílio em BH sob sua titularidade, mas resida na cidade com familiares, basta apresentar declaração subscrita por cônjuge, mãe, pai, irmão ou irmã, com documentação que comprove.
O processo, neste ano, terá somente uma fase, ou seja, o ambulante sairá com a credencial no ato da inscrição. As regras podem ser acessadas
A credencial é pessoal e intransferível e dá ao comerciante o direito de circular pelos Blocos de Rua, entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro. Está vedada a venda de alimentos, bebidas fracionadas e em recipientes de vidro, além da presença e comercialização em eventos privados.
Capacitação gratuita
Os primeiros três mil ambulantes credenciados entre os dias 16 e 18 de janeiro terão direito a um curso de capacitação gratuita nesta quinta-feira (18), no Sesc Palladium. Durante a atividade, idealizada pelo Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais, os profissionais vão receber orientações para potencializar as vendas, como técnicas para apresentação dos produtos, abordagem aos foliões, agilidade e fidelização dos clientes.