A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) inicia nesta terça-feira (3) uma série de ações orientativas voltadas a turistas que participarão do
As atividades incluem visitas a hotéis, com distribuição de materiais informativos e abordagens educativas. A primeira ação será realizada em estabelecimentos da região Centro-Sul. Até o dia 10, agentes com domínio de seis idiomas devem atuar em 15 hotéis da cidade.
Leia também
Durante as abordagens, os guardas vão orientar os turistas sobre a adoção de atitudes de prevenção à importunação sexual, ao assédio e a outras formas de violência, além de reforçar a importância do uso de meios de transporte seguros, como táxis regulamentados, aplicativos de mobilidade e pontos de ônibus sinalizados.
Os visitantes também receberão orientações para portar documentos de identificação e informações sobre o endereço do hotel onde estão hospedados. Em caso de necessidade, poderão acionar a Guarda Municipal de forma presencial, pelo telefone 153 ou pelo e-mail apoioturista.gcmbh@pbh.gov.br.
Ao longo do Carnaval, o atendimento presencial será reforçado com equipes distribuídas em pontos estratégicos da cidade, incluindo agentes bilíngues do Grupamento de Segurança e Apoio ao Turista.
A operação de segurança contará com um efetivo de 2.480 agentes, que atuarão em postos fixos, a pé, em motocicletas e viaturas, com suporte do Centro de Operações Integradas (COP-BH). O monitoramento será feito por meio de um sistema com mais de cinco mil câmeras instaladas em diferentes regiões da capital.
As ações do Grupamento integram a diretriz da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção de fortalecer a relação com a comunidade estrangeira, especialmente durante grandes eventos públicos, como o Carnaval, feiras e shows, além de visitas periódicas a representantes de consulados sediados em Belo Horizonte.