BH terá número recorde de ambulantes atuando no Carnaval

Número supera o do Carnaval de 2025, quando 10.287 ambulantes foram credenciados para atuar durante o período da festa

Veridiana montou estrutura para atender foliões durante o Carnaval de Belo Horizonte

O período oficial do Carnaval de Belo Horizonte, em 2026, teve início no último sábado (31), quando também terminou o prazo de entrega das credenciais aos ambulantes que irão atuar no comércio de bebidas e adereços durante a folia. Para este ano, o número de profissionais teve um aumento de 12% em comparação ao último ano.

Ao todo, 11.528 vendedores trabalharão durante o período da festa. Em 2025, a critério de comparação, foram 10.287 ambulantes credenciados.

Leia também

“O Carnaval é uma das principais manifestações culturais da nossa cidade, mas também um importante motor de geração de renda, especialmente para os ambulantes, que têm papel essencial na experiência dos foliões”, comenta Eduardo Cruvinel, presidente da Belotur.

Regras durante o período

Para comercialização das bebidas e adereços durante o período de Carnaval, é necessário que o vendedor respeite as normas descritas no edital, entre elas:

  • Proibição da venda de bebidas para menores de 18 anos;
  • Vedação de comercialização de alimentos, bebidas fracionada e em recipientes de vidro;
  • Permanência na dispersão após o término dos desfiles dos blocos de rua;
  • Proibição de venda e comercialização em eventos privados, ainda que em espaços públicos.

Perfil dos profissionais

Uma pesquisa realizada pela Belotur, por meio do Observatório do Turismo, traçou o perfil dos ambulantes interessados em atuar no Carnaval de Belo Horizonte em 2026. O levantamento, feito entre os dias 12 e 19 de janeiro, contou com a participação de mais de 3.300 profissionais.

Segundo os dados obtidos, as mulheres são maioria entre os ambulantes. No entanto, a diferença é pouca. Enquanto elas representam 50,7% dos ambulantes, os homens correspondem a 48,9%.

Pablo Paixão é graduado em Jornalismo, pela UFMG, e em Cinema e Audiovisual, pelo Centro Universitário UNA BH. Tem experiência em diferentes áreas da comunicação e marketing. Com passagem pela TV UFMG, na Itatiaia atuou inicialmente nas editorias de Entretenimento, Cultura e Minas Gerais. Atualmente, colabora com as editorias Pop e Carnaval.

Ouvindo...