‘Arautos do Gueto’ levam projeto do Morro das Pedras para o Carnaval de BH

Grupo Cultural leva bloco para a rua pela segunda vez na folia de Belo Horizonte

Projeto do Grupo Cultural Arautos do Gueto promete agitar o Carnaval de BH

O Grupo Cultural Arautos do Gueto, que promove oficinas de percussão na comunidade do Morro das Pedras, na região Oeste de Belo Horizonte, leva o “Bloco Arautos do Gueto” para o Carnaval pela segunda vez, agora na Avenida Silva Lobo, durante o domingo da folia, no dia 15 de fevereiro.

O primeiro cortejo do bloco aconteceu em 2025, no bairro Santa Tereza, marcando a estreia no Carnaval de Belo Horizonte. Em 2026, o Arautos leva às ruas o tema “O Som do Gueto”, como forma de celebrar a força, a identidade e a potência cultural das periferias.

Para os percussionistas do bloco, em sua maioria moradores de periferia, o tema carrega grande importância pela possibilidade de levar para o cortejo suas vivências, histórias e ancestralidades por meio da música.

“O ‘Bloco Arautos’ surgiu da vontade de unir amigos e fazer batucada pela comunidade, assim começamos, batucando em latas e tambores de plástico. O que era uma reunião de amigos se tornou em um projeto social de percussão”, conta Dodó, CEO do grupo, sobre as origens do bloco. “Nosso desfile une gerações, juventude e uma trajetória de ocupações de espaços populares na cidade e grandes festivais”, completa.

Para Dodó, levar o desfile para a av. Silva Lobo ao invés de repetir o cortejo no bairro Santa Tereza é uma forma de aproximar a festividade da comunidade em que o projeto mantém suas raízes. “Levar nossos tambores para a cidade e reafirmar a nossa missão de oportunizar acessos para jovens de favela em lugares de destaque na sociedade”, destaca.

Grupo Cultural Arautos do Gueto

O projeto foi fundado em 1996, no Morro das Pedras, em Belo Horizonte, e promove ações e oficinas voltadas à promoção de arte, cultura, esporte, empregabilidade e qualificação profissional para jovens e adultos da região. Atualmente, mais de 300 famílias são apoiadas pelo grupo cultural.

Dentre as ações desenvolvidas pela iniciativa estão oficinas de violão, percussão, inclusive com materiais recicláveis, musicalização, grafite e danças urbanas, além de aulas esportivas de futsal, boxe e taekwondo e cursos profissionalizantes.

Serviço

  • Data: 15 de fevereiro de 2026
  • Horário: 10h
  • Local: Praça da Saúde – Av. Silva Lobo

(Sob supervisão de Lucas Borges)

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...