Foliões pretendem investir cerca de R$ 170 em fantasias e adereços para curtir os cortejos da capital mineira este ano. Isso é o que indica a pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) com consumidores de Belo Horizonte divulgada nesta quarta-feira (19).
Kimonos de paetê, laços e muita renda já tomaram as ruas nos cortejos do pré-carnaval. Na matéria publicada no último sábado (15), a Itatiaia identificou as principais tendências e te dá endereços de onde encontrar opções, de glitter a adornos sofisticados, de R$ 8 a R$ 300.
Já nos dias da festa, entre o sábado (1º) e terça-feira (4), os consumidores disseram que pretendem gastar R$ 387, ou seja, R$ 96,75. Segundo os entrevistados, o consumo será focado em bebidas alcoólicas (82,8%) e não alcoólicas (48,3%) e lanches (48,3%) serão os principais gastos.
Pensando nisso, conforme a reportagem mostrou nessa terça (18), bares e restaurantes estão adaptando seus cardápios para atender à demanda específica do período festivo. Entre as opções que devem ganhar destaque nos menus estão sanduíches, hambúrgueres, macarrão e o tradicional feijão-tropeiro.
Os foliões também responderam sobre onde preferem ir aos blocos: 33,3% responderam que na região central de BH, 28,6% no bairro onde mora e outros 33,3% em outras regiões.
Leia também: Xá de Cana, Lambe-lambe e Stone Light: confira novidades nas bebidas do Carnaval de BH de 2025
Para se locomover, os foliões preferem usar o transporte público (31%) para se deslocar para a festa. Outros 24,1% optarem ir a pé. Os carros de aplicativo aparecem em terceiro com 20,7%.
Descansar à noite ou continuar a festa?
Em relação aos eventos privados, como festas e shows, os consumidores pretendem investir cerca de R$ 540.
Também há aqueles que querem ficar em casa à noite. Conforme a pesquisa, 57,5% responderam que não optam por não ficar na rua. Apenas $ 12 disseram que vão a blocos e festas noturnas. Outros 10% vão dormir contra 5,5% que buscam por um bar para o ‘after’.