Depois do queridinho Xeque Mate (mate, rum, guaraná e limão) se consolidar como a bebida belo-horizontina do Carnaval por quase uma década e abrir portas para o mercado dos drinks enlatados, novas marcas surgem a cada ano.
Em 2025, a folia oficial da capital mineira ocorre entre 15 de fevereiro e 9 março, mas nas ruas tomadas pelos ensaios e pequenos blocos que queimaram a largada do ‘pré-pré-carnaval’, pode-se encontrar tanto novos sabores de marcas veteranas quanto bebidas novatas que prometem trazer um gostinho diferenciado.
Inclusive, cerca de 50 rótulos disputam, em 30 de janeiro, em Belo Horizonte, o campeonato Brasil RTD Drinks. O evento, marcado para o Mercado de Origem, no Olhos D´Água, vai revelar quais os melhores drinks prontos na opinião de críticos especializados e jornalistas.
Um dos organizadores do Brasil RTD Drinks, André Leonel, destaca o crescimento das bebidas prontas em Minas - todas com fabricação em empresas locais. “A gente viu o incrível crescimento do segmento de drinks prontos, todavia não tinha nenhuma feira, nenhum concurso, nada muito especializado. E BH é a capital dos drinks prontos.Temos que ter algo que celebre esse segmento, é uma conquista nossa, assim como o Carnaval”, aponta.
RTD significa ‘ready to drink’, ou pronto para beber. São os drinks que já vem prontos, em latinhas ou garrafas de vidro, sem depender do preparo com especiarias na hora do consumo. Boa parte deles é fabricado em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) e Nova Lima (MG).
Pensando nisso, a Itatiaia conversou com os criadores, que dão várias opções para fugir da cerveja e se refrescar.
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Xá de Cana
Cachaça, caldo de cana e limão. Essa é a aposta do Xá de Cana, com o teor alcoólico de 7,9% e, como próprio se define, “puro suco de brasilidade”.
“Nosso diferencial é a utilização de ingredientes de qualidade e a valorização de produtos brasileiros, como o caldo de cana e a cachaça de alambique. Devido à complexidade em trabalhar com a cana-de-açúcar, a Xá de Cana é o primeiro drink pronto com esse produto no Brasil”, disse a criadora, Sthella Gomes Lima.
Ela começou em Vila Velha (ES), em 2021, quando passou a vender caipirinha de limão em uma bike nas areias da praia. Mas ela conta que ainda não era exatamente o que queria. Assim, decidiu fazer uma releitura da caipirinha com o caldo de cana, e apostou no mercado mineiro.
A bebida surgiu em dezembro de 2023. “Estamos com muita expectativa e ampliamos mais de 10 vezes a produção para atender o mercado de Belo Horizonte e levar a vibe Xá para todo mundo”.
Onde comprar?
- É possível comprar pelo site: www.xadecana.com.br
- Distribuídas: Gêmeos (av. Ressaca, 190, Coração Eucarístico), Slap (av. Olegário Maciel, 561, Centro), Mamãe Bebidas (av. do Contorno, 1955, Floresta),
- Bares: Mure (r. Sapucaí, 535, Floresta), Boranda (av. Olegário Maciel, 742, Centro), Judite (r. Maj. Lopes, 34, São Pedro) e Espetinho do trem (rua Josias Cassimiro , 420, Sagrada Família)
- Mais informações: @xadecana
Lambe-lambe
Lambe é uma das veteranas, com drinks naturais que utilizam uma técnica com base na fermentação de frutas induzida por leveduras. A marca, conhecida pela bebida da latinha amarela, nasceu em Belo Horizonte, em 2020, a partir da união dos mestres cervejeiros Édson Segundo e Peter Bresser.
A aposta da marca em 2025 é o sabor Limonada Rosa. Ele já é encontrado nas lojas, mas será lançado, enlatado, oficialmente no dia 8 de fevereiro. “O sabor Limonada Rosa combina limão verde, limão-siciliano, framboesa, amora, morango e hibisco, mantendo o teor alcoólico padrão de 6%. A mistura equilibra doçura, acidez e frescor, prometendo agradar ao público”, disse Kalinka Campos, sócia-diretora da marca. Além dela, o folião pode encontrar os sabores enlatados de tangerina, limão e sal e pitaya, maracujá e alecrim.
Segundo ela, a previsão para este Carnaval é de alcançar a marca de 1 milhão de latas vendidas, de janeiro a março, com distribuição em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. No ano passado, foram comercializadas 300 mil latas. “190 mil latas foram vendidas apenas em janeiro de 2024. Era todo o estoque para o carnaval! Depois, fizemos uma produção de emergência de 110 mil latas vendidas”, acrescentou.
Onde comprar?
- É possível comprar pelo site: www.bebalambelambe.com.br.
- Bares: Fermentaria do Mercado (av. Olegário Maciel, 742, Centro), Fermentaria da Savassi (rua Sergipe, 1437, Savassi) e Fermentaria da Raul soares (av amazonar, 1049, 2º andar, Centro)
- Mais informações: @bebalambelambe
Stone Light Drinks
A proposta do Stone Light, fundada em 2023, em Itaverava (MG), é trazer releitura de drinks queridinhos do momento.
A marca possibilita tomar Pink Lemonade (vodka, morango, hibisco e limão), Tropical Gin (gin, maracujá e pomelo), Mojito (rum envelhecido, hortelã e limão) ou Whisky Sour (whisky envelhecido e limão) bem geladinhos, em meio ao solzão e à multidão que o carnaval promete.
Ramon Santos, mestre cervejeiro, é um dos sócios fundadores da marca, vem da família responsável pela Alambiques Santa Efigênia. “Isso também permite uma ótima entrada com fornecedores para conseguir as melhores matérias-primas”, contou. A produção dos drinks, que têm 7% de teor alcoólico, acontece em uma fábrica própria no Jardim Canadá, em Nova Lima, na região metropolitana.
Para este ano, a marca tem uma expectativa ambiciosa de vendas: a produção de 200 mil latas exclusivamente para o período carnavalesco — representando um crescimento de produção de quase 5 vezes em relação ao ano anterior, e um aumento de investimento de 200%.
Onde comprar?
- É possível comprar pelo site: www.stonelightdrinks.com
- Distribuidoras: Hipper Beer (rua Sapucaí, 85, Floresta) e Mamãe Bebidas (av. do Contorno, 1955, Floresta).
- Bar: bares do Mercado Novo, Savassi, Sapucaí e Castelo
- Mais informações: @stonelightdrinks
Veneta
Uma mistura à base de vodka, frutas vermelhas e hortelã! Veneta é a nova aposta da veterana Equilibrista. Fundada em 2015, a empresa nasceu com uma proposta de oferecer drinks prontos como clericot e sangria. A cada ano, inova com novos sabores: em 2023, desenvolveram a Rubra, um soft bitter que leva raízes amargas, ervas e laranja.
“Após muita pesquisa e incansáveis testes, chegamos à Veneta. Defino a veneta como o equilíbrio perfeito entre o dulçor das frutas vermelhas e o toque refrescante da hortelã. É tão equilibrada que, mesmo com 7,9% de teor alcoólico, o sabor da vodka quase não aparece”, disse um dos sócios da Equilibrista, Guilherme Drager.
A marca aposta em uma mega operação para este Carnaval visando garantir que as bebidas cheguem às mãos dos foliões. A expectativa de vendas é de mais de 100 mil latas, somente desse sabor.
Onde comprar?
- É possível comprar pelo site: www.equilibristabebidas.com.br
- Supermercados e bares: Verdemar, MartMinas e Rede Opa e restaurantes como Birosca (Rua Silvianópolis, 483, Santa Tereza) e Florestal (av. Assis Chateaubriand, 176, Floresta)
- Mais informações: @dapraequilibrar