Ouvindo...

Quarta-feira de Cinzas: entenda o significado da data para os católicos

Momento importante para fé cristã, a Quarta-feira de Cinzas é celebrada neste ano no dia 14 de fevereiro

Entenda o significado da Quarta-feira de Cinzas

Um momento de muita espiritualidade e sensibilidade para as pessoas que professam a fé católica, a Quarta-feira de Cinzas marca o fim do Carnaval e o início da Quaresma. Apesar de já estar bem consolidada no imaginário popular brasileiro, muitas pessoas não entendem o significado da data para os católicos.

Em entrevista à Itatiaia, o Padre Samuel Fidelis explica o que a data representa. “O centro da espiritualidade católica é o momento da Páscoa, a entrega de Jesus Cristo para ressurreição. A Quarta-feira de Cinzas é calculada voltando 40 dias do dia da Páscoa, pois esse é o período em que os cristãos se preparam para o principal momento do ano litúrgico. Ele é o primeiro domingo após a primavera do equinócio do Hemisfério Norte”, ensina.

Por que o nome da celebração é Quarta-feira de Cinzas?

O religioso explica que as cinzas são uma metáfora religiosa sobre a condição da fragilidade humana. “As cinzas tem um significado de que nós somos pó. É uma marca da transitoriedade da vida. Viemos do pó e ao pó retomaremos”.

Leia também

O que Cristãos devem fazer na Quarta-feira de Cinzas?

A data marca o início da penitência humana, o momento da Quaresma. No dia 14 de fevereiro, de acordo com o Padre Samuel Fidelis, todos os cristãos de 18 a 60 anos, com boa saúde, devem jejuar e realizar abstinências. ‘As pessoas deverão realizar apenas uma refeição durante o dia, apesar de também poderem fazer duas refeições leves auxiliares’, afirma o religioso.

Outra regra importante nesse dia, é que as pessoas não poderão consumir carne de mamíferos ou de aves — peixes estão liberados.

Por que o consumo de carne de peixe é permitido?

Segundo Fidelis, no mundo antigo, o sangue era associado a vida, portanto animais que sangram não podem ser consumidos durante a Quarta-feira Santa. “Considerando que vamos meditar a Paixão do Senhor, não podemos consumir a carne de aves ou de animais com quatro patas”, explica.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento