Ouvindo...

Carnaval BH 2024: Palácio da Liberdade vai se tornar o ‘Palácio do Samba'; veja programação

Antiga sede do Governo de MG vai ter palco com eventos especiais e gratuitos durante quatro dias; Estado abriu o processo para o samba seja reconhecido como patrimônio mineiro

Palácio da Liberdade vai ter quatro dias de programação especial durante o Carnaval de 2024

Belo Horizonte vai ganhar um ‘Palácio do Samba’ durante o Carnaval de 2024. O projeto, lançado pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) nesta sexta-feira (2), vai oferecer quatro dias de programação especial e totalmente gratuita em homenagem à velha guarda do samba mineiro, não só da capital mineira, como também do interior de Minas (confira a programação completa no fim da matéria).

O lançamento foi acompanhado por representantes do samba mineiro, que elogiaram a iniciativa. Ronaldo Antônio da Silva, mais conhecido como Ronaldo Coisa Nossa ou Ronaldo do Opção, afirma que o samba está sendo reconhecido nas terras mineiras: ‘Eu acredito que está havendo um maior reconhecimento da existência do samba em Belo Horizonte, que é um berço da música. Em qualquer lugar do planeta que você for, você encontra um mineiro e um sambista’.

Além do lançamento do ‘Palácio do Samba’, o evento desta sexta-feira (2) marcou a abertura do processo para reconhecer o samba mineiro como Patrimônio Cultural do estado. Leoni de Oliveira, secretário estadual de Cultura, defende a iniciativa como uma forma de proteger a musicalidade mineira.

‘O samba, no nosso entendimento, é patrimônio. Nós estamos falando do Carnaval, que é a maior manifestação da cultura brasileira, e do samba, que é uma arte estritamente brasileira que nas terras mineiras toma contornos especiais que difere de outros lugares. Fazer com que ele seja patrimônio histórico é um passo no reconhecimento e na proteção dessa arte tão importante’.

Leia também

Confira a programação completa do Palácio do Samba de BH:

Sábado (10/02)

  • 16h: Roda de samba com o grupo Simpatia na escadaria do Palácio da Liberdade
  • 19h: Baluartes do Samba na tenda do Palácio da Liberdade (Fabinho do Terreiro, Raimundo do Pandeiro, Bira Favela, Lulu do Império, Paizinho do Cavaco, Evair Rabelo e Janamô) e convidados (João Bras, Toninho, Eliane Pinto, e Gilberto Onesimo, da velha- guarda Quintal do Samba. de Viçosa)
  • 12h às 20h: Circuito Gastronômico de Favelas

Domingo (11/02)

  • 16h: Roda de Samba do Fabinho do Terreiro e convidados (grupo Samba D’us Karas de Nova Lima) na escadaria do Palácio da Liberdade
  • 19h: show das Mulheres do Samba (Marina Gomes, Eliete Ná, Jussara Preta, Raquel Sereias, Ana Proença, Aninha Felipe, Manu Dias, Dóris, Cidade Amaral e Marinês) com convidadas (Heloisa Almeida, de Diamantina)
  • 12h às 20h: Circuito Gastronômico de Favelas

Segunda-feira (12/02)

  • 16h: Roda de samba do Fabinho do Terreiro na escadaria do Palácio da Liberdade
  • 19h: Show da velha-guarda do samba de Belo Horizonte (Paulão, Laércio, Lucinha Bosco, Giza, Nice, Sandra Camaleão, Eliana de Minas) e convidados (Pirulito da Vila, de Itabirito, Ponto do Samba de Juiz de Fora, com Fernando Cunha, Armando Junior e Andrea Melo de Juiz de Fora, e Tia Elza de Divinópolis
  • 12h às 20h: Circuito Gastronômico de Favelas

Terça-feira (13/02)

  • 16h: Roda de samba com o grupo Simpatia
  • 19h: Show da velha-guarda com os Amigos do Mestre Conga (Zé do Monte, Cabral, Cacá Monclair, Doneliza, Sô Marcelo, Ronaldo Coisa Nossa, Seu Domingos do Cavaco, Mestre Conga e Serginho BH) com convidado (Gilmar Batista, de Uberlândia)
  • 12h às 20h: Circuito Gastronômico de Favelas

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Tem mais de 27 anos de experiência jornalística, como gestor de empresas de comunicação em Minas Gerais. Já foi editor-chefe e apresentador de alguns dos principais telejornais do Estado em emissoras como Record, Band e Alterosa, além de repórter de rede nacional. Foi editor-chefe do Jornal Metro e também trabalhou como assessor de imprensa no Senado Federal, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e no Sesc-MG. Na Itatiaia, onde está desde abril de 2023, André é repórter multimídia e apresentador.