Ouvindo...

Venda de Ozempic, Saxenda e Wegovy exigirá receita médica a partir da próxima semana

A medida foi aprovada em abril pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que alterou as regras para a compra desses produtos

Comunicados encontrados nas farmácias de BH

Medicamentos conhecidos como canetas emagrecedoras — como Ozempic, Wegovy, Saxenda e similares — só poderão ser vendidos com receita médica a partir da próxima segunda-feira (23).

A medida foi aprovada em abril pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que alterou as regras para a compra desses produtos.

Em farmácias de Belo Horizonte, é possível encontrar comunicados alertando os clientes. “Por decisão da Anvisa, essa regra visa aumentar o controle da venda desses medicamentos, além de coibir a automedicação e o uso indiscriminado”, informa uma das placas.

Leia também: Ozempic pode deixar careca? Estudo sugere conexão entre perda de cabelo e uso do medicamento
Ozempic: como o medicamento para emagrecer deve ser utilizado?

A decisão foi tomada devido ao aumento no número de pacientes que fazem o uso inadequado desses medicamentos, especialmente quando usados apenas com finalidade estética, sem orientação médica e com promessas de emagrecimento rápido.

Com a nova norma, a prescrição médica deverá ser feita em duas vias, e a receita ficará retida na farmácia ou drogaria no momento da compra — exigência semelhante à dos antibióticos.

Leia também

As receitas terão validade de até 90 dias a partir da data de emissão.

Com isso, as farmácias deverão registrar no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) todas as movimentações de compra e venda, tanto de medicamentos industrializados quanto manipulados.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.