Uma nova pesquisa, realizada pela University of British Columbia, apontou uma ligação entre a classe de medicamentos que inclui a semaglutida, base para remédios como o Ozempic e o Wegovy, e risco ampliado de perda de cabelo.
Os pesquisadores analisaram informações de 16 milhões de pacientes contidas em um banco de dados de saúde e chegaram a um universo de 1.926 usuários de semaglutida e 1.348 usuários de Naltrexona e Bupropiona, outros medicamentos que, combinados, podem ser usados para auxiliar na perda de peso.
Depois de determinar os grupos de pesquisa, os cientistas descobriram que há uma chance 50% maior de queda de cabelo em pacientes que usam semaglutida do que em pacientes que usam outros remédios para emagrecer. Mulheres têm ainda mais risco do efeito colateral, duas vezes mais do que os homens.
O co-autor do estudo, o epidemiologista Mahyar Etminan, afirmou ao jornal “New York Post” que não se surpreendeu com os resultados da pesquisa. “Já havia relatos anedóticos de perda de cabelo e também indicativos do efeito colateral em estudos clínicos iniciais do uso das drogas”, relatou.
De acordo com o especialista, a perda de peso é dependente em fatores como dieta, consumo de vitaminas, stress corporal e predisposição genética, o que não seria uma exceção para o uso do Ozempic. O médico ainda ressalta que a perda de cabelo, provavelmente, é um efeito pontual durante o uso do medicamento, e não deve ocorrer a longo prazo.
Etminan, contudo, reforça que o estudo ainda é preliminar e tem suas limitações. Com isso, não se pode chegar a uma conclusão definitiva sobre a relação entre a perda de cabelo e o uso de medicamentos à base de semaglutida.