A empresa Mota-Engil Latam Portugal venceu o leilão do primeiro túnel submerso do Brasil, que ligará as cidades de Santos e Guarujá, em São Paulo, com um valor de investimento estimado em R$ 6,8 bilhões.
O túnel Santos-Guarujá vai permitir que veículos realizem a trajeto, que hoje leva até 18 minutos, de balsa, em até cinco minutos. Sem a travessia de balsa, o deslocamento pode ultrapassar uma hora entre as duas cidades.
Segundo informações divulgadas pelo Governo de São Paulo, a obra terá 1,5 quilômetro de extensão, sendo 870 metros imersos e que ligará os dois canais portuários. As duas cidades possuem cerca de 2 milhões de habitantes, que circulam diariamente entre os municípios.
Com a vitória da Mota-Engil, o túnel será construído por meio de uma parceria entre os governos estadual e federal, com participação da iniciativa privada, que será responsável pela construção, operação e manutenção da estrutura.
O aporte público é de até R$ 5,1 bilhões, dividido igualmente entre o Governo de São Paulo e o Governo Federal e o contrato terá duração de 30 anos. As obras devem ser concluídas até 2030.