Vacina contra a dengue será aplicada neste sábado (17) em Nova Lima

O município foi um dos três escolhidos pelo Ministério da Saúde para a etapa inicial do programa de imunização

Além de Nova Lima, as cidades de Maranguape (CE) e Botucatu (SP) também foram contempladas pela dose única.

Pessoas com idade entre 15 e 59 anos, moradoras de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, poderão se vacinar contra a dengue neste sábado (17). O município foi um dos três escolhidos pelo Ministério da Saúde para a etapa inicial do programa de imunização, que funcionará como um projeto-piloto para avaliar o impacto do imunizante de dose única Butantan-DV.

O médico infectologista Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) do Ministério da Saúde, afirmou, em entrevista à Itatiaia, que a vacina, produzida pelo Instituto Butantan, foi estudada por vários anos, o que garante a segurança e a eficácia do imunizante brasileiro.

Segundo ele, a aplicação da vacina nos municípios selecionados, como Nova Lima, permitirá avaliar o impacto do imunizante “na dinâmica populacional da doença”. “Sabemos que, se vacinarmos uma parte considerável da população, a doença simplesmente desaparece. Ela deixa de circular, inclusive entre os não vacinados”, destacou Gatti.

Além de Nova Lima, as cidades de Maranguape (CE) e Botucatu (SP) também foram contempladas com a aplicação da dose única.

A vacina é segura?

Sim. À Itatiaia, o diretor do DPNI reforçou que o imunizante foi estudado por cinco anos pelo Instituto Butantan e que mais de cinco mil pessoas foram vacinadas e acompanhadas pelas equipes de pesquisa.

Leia também

Para ser liberada, a vacina passou pela avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi aprovada para uso na população brasileira de 12 a 59 anos. Com o aval da agência, o imunizante se tornou o primeiro do mundo contra a dengue em dose única.

Tem efeitos colaterais?

À reportagem, Gatti explicou que, como qualquer medicamento, a vacina pode causar efeitos colaterais, como dor no local da aplicação. Ele ressaltou, no entanto, que as reações são leves. “O mais importante é que ela protege — e protege contra uma doença que, infelizmente, pode matar”, afirmou.

Onde se vacinar?

A mobilização começa com o Dia D, neste sábado, e seguirá nos dias seguintes, com aplicação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), atendimento itinerante por meio do vacimóvel e ações especiais para facilitar o acesso da população.

No sábado, as UBSs com sala de vacina funcionarão das 8h às 17h, com exceção da UBS Água Limpa, da UBS Galo e da UBS Vale do Sol, que atenderão das 8h às 16h.

Ao longo de toda a campanha, as UBSs funcionarão das 8h às 17h, com algumas unidades em horário estendido até as 19h.

O vacimóvel atuará no sábado em dois pontos da cidade: na Praça Bernardino de Lima, no Centro, das 9h às 16h, e no Serena Mall, na região Norte, também das 9h às 16h.

A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação não substitui os cuidados contra a dengue. A eliminação de água parada e o combate ao mosquito Aedes aegypti continuam indispensáveis.

Para se vacinar, não é necessário agendamento prévio.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...