Ouvindo...

Com guerra de facções, Maranguape lidera ranking de mortes violentas entre grandes cidades

A prefeitura municipal reconhece os problemas segurança pública e o governo estadual diz ter reforçado ações preventivas

Disputa de facções é apontado como motivo de aumento da criminalidade.

Cidade natal do humorista Chico Anysio, Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, ganhou atenção nacional após despontar como o município com mais de cem mil habitantes mais violento do Brasil, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na quinta-feira (24).

O município apresenta uma taxa média de 79,9 mortes por cem mil habitantes — a maior entre as cidades listadas —, registrando um crescimento de 11,5% no número de vítimas em comparação com 2023.

Segundo o relatório, a escalada da criminalidade e da insegurança no Ceará — que tem outras três cidades entre as dez com maiores taxas de mortes violentas intencionais — está diretamente ligada à disputa entre o Comando Vermelho (CV) e os Guardiões do Estado (GDE).

Em nota enviada à Itatiaia, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará afirmou que o estado “segue realizando investimentos para dar o suporte necessário ao desenvolvimento dos trabalhos das forças de segurança, com o intermédio dos setores de inteligência, tecnologia e inovação”.

Leia também

A pasta ressaltou que os dados da pesquisa, elaborada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, são referentes ao ano passado, e que desde então a gestão estadual tem promovido “mudanças no direcionamento de estratégias, com a intensificação da presença policial nas ruas a partir do segundo semestre de 2024".

Segundo informações apresentadas pelo governo do Ceará à Itatiaia, o estado teria reduzido em 9,10% o número de vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no segundo semestre do ano passado, em comparação com o primeiro semestre, passando de 1.714 para 1.558 casos.

A união do trabalho ostensivo e investigativo, o suporte da inteligência, aliado aos investimentos do Governo do Ceará na segurança pública, são determinantes para o alcance dos resultados positivos. Em março deste ano, para descentralizar, otimizar e intensificar os serviços, o governador Elmano de Freitas (PT) sancionou decretos para a reestruturação de todas as Forças de Segurança estaduais”.
— afirma trecho da nota.

Nas redes sociais, o prefeito Átila Câmara (PSB) reconheceu que “a situação de violência preocupa”. “De fato, há uma guerra entre duas facções no município que tem puxado esse número e que nos incomoda profundamente. Vamos continuar trabalhando como já estamos fazendo”, disse.

Segundo o chefe do Executivo municipal, os índices de violência, no entanto, foram reduzidos em cerca de 30% no primeiro semestre deste ano.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.