Anvisa publica registro da vacina contra a dengue do Instituto Butantan, em SP

Aplicação das doses da Butantan-DV deve começar em 2026, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Ampolas da vacina contra dengue desenvolvida pelo Butantan

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nessa segunda-feira (8) o registro da Butantan-DV, primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo. Os imunizantes serão produzidos pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

Em nota, a Anvisa informou que a publicação oficializa a conclusão do processo regulatório e permite a produção e a comercialização do imunizante — que será ofertado exclusivamente pela rede pública.

“O registro é um marco para o enfrentamento da dengue no Brasil. A vacina passou por todas as etapas de análise técnica e regulatória previstas na legislação sanitária, garantindo sua segurança, qualidade e eficácia”, destacou a agência.

Leia também:

O registro do imunizante já havia sido anunciado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no fim de novembro. A intenção da pasta é começar a aplicação das doses em 2026, de forma gratuita, via Sistema Único de Saúde (SUS).

O imunizante protege contra os quatro tipos de vírus da doença e será destinado a pessoas de 12 a 59 anos. O Instituto Butantan já tem 1 milhão de doses prontas em estoque. A expectativa é que mais 25 milhões sejam produzidas até o segundo semestre de 2026. Em 2027, deverão ser mais 35 milhões.

Os estudos apontaram que os voluntários que tomaram a vacina ficaram protegidos durante cinco anos, segundo o Ministério da Saúde. Um comitê de especialistas e gestores do SUS ainda vai definir o grupo a ser vacinado com a Butantan-DV, que deve ser incluída no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em janeiro do ano que vem.

Eficácia da Butantan-DV

De acordo com o Instituto Butantan, a eficácia geral ficou em 74,7%. Já a proteção para dengue grave ou sinais de alerta: 91,6% (mesmo vacinada, se uma pessoa for infectada pelo vírus, a probabilidade de desenvolver sintomas graves é bem baixa). Já a proteção para hospitalização: 100%

O instituto também fechou parceria com a empresa chinesa WuXi para ampliar a capacidade de produção.

O que é a dengue?

A dengue é uma doença viral transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti, que também pode transmitir chikungunya, zika e febre amarela urbana. O vírus se espalha quando o mosquito infectado pica uma pessoa saudável.

Os sintomas geralmente aparecem entre 4 e 10 dias após a picada do mosquito e podem incluir:

  • Febre alta (acima de 38,5ºC), de início súbito
  • Dor intensa no corpo e nas articulações
  • Dor de cabeça, especialmente atrás dos olhos
  • Náuseas e vômitos
  • Cansaço extremo
  • Manchas vermelhas na pele
  • Coceira (em alguns casos)
  • Sangramentos leves, como sangramento nasal ou gengival
Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.

Ouvindo...