Diversas cidades de Minas Gerais, entre elas Belo Horizonte, registraram os chamados “rolezinhos do grau” na madrugada desta quinta-feira (25), feriado de Natal, transformando a data em transtornos para moradores. Além da capital, houve registros em Ouro Preto, Mateus Leme, Conselheiro Lafaiete e Contagem.
Em Belo Horizonte, ouvintes relataram ocorrências nos bairros Serra, Jaqueline, Jardim Leblon, Zilah Sposito, Nova Cintra e Estoril, inclusive na movimentada Avenida Barão Homem de Melo.
O que é o ‘rolezinho do grau’?
A prática consiste em uma
Geralmente, os envolvidos marcam os eventos pelas redes sociais e encontram-se nas ruas e avenidas, durante as madrugadas, para empinar motos, promover buzinaços, fazer o barulho conhecido como ‘rangangan’ (acelerar a moto ao máximo), entre outros crimes de trânsito.
Quem for flagrado empinando motocicleta poderá ser autuado pela conduta, classificada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) uma infração gravíssima. Além de multa no valor de R$ 293,47, o condutor pode perder a permissão de dirigir pelo período de 2 a 8 meses.
O artigo 308 CTB aborda manobras flagradas em rolezinhos: “Participar, na direção de veículo automotor, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística ou ainda de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente, gerando situação de risco à incolumidade pública ou privada: Penas - detenção, de 6 (seis) meses a 3 (três) anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor”.