Um motociclista morreu na madrugada desta quinta-feira (25), de Natal, no bairro João Pinheiro, Região Noroeste de Belo Horizonte, em meio aos eventos dos chamados
Conforme informações iniciais, o motociclista foi encontrado caído e bastante machucado na Avenida Delta. O Samu foi acionado e constatou a morte.
Já a Polícia Militar (PM) informou que a vítima estava próxima à moto e a um poste, que ficou danificado. Por volta das 7h30, nenhuma testemunha tinha sido encontrada. A placa da moto, conforme a polícia, não foi encontrada.
Além de BH, várias cidades de Minas registraram os chamados rolezinhos do grau na madrugada desta quinta-feira (25), de Natal, transformando a noite natalina em pesadelo. Há relatos em Ouro Preto, Mateus Leme, Conselheiro Lafaiete e Contagem.
Operação Cavalo de Aço
Na semana passada, a Polícia Militar (PM) divulgou a Operação Cavalo de Aço, até o dia 4 de janeiro, com o objetivo de combater os rolezinhos do grau.
Segundo a Polícia Militar, são 1.400 agentes empenhados em todo o estado, utilizando motocicletas e outras ferramentas, entre elas drones, para coibir a prática de manobras irregulares, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
O que é rolezinho do grau?
A prática consiste em um encontro de motociclistas para fazer manobras em vias públicas — normalmente, elas acontecem em locais não apropriados, o que pode colocar a vida de pessoas em risco, inclusive a dos próprios participantes. Esses eventos irregulares acontecem em todo o Brasil.
Geralmente, os envolvidos marcam os eventos pelas redes sociais e encontram-se nas ruas e avenidas, durante as madrugadas, para empinar motos, promover buzinaços, fazer o barulho conhecido como ‘rangangan’ (acelerar a moto ao máximo), entre outros crimes de trânsito.