Várias cidades de Minas, incluindo Belo Horizonte, registraram os chamados rolezinhos do grau na madrugada desta quinta-feira (25), de Natal, transformando a noite natalina em pesadelo. Além da capital, há relatos em Ouro Preto, Mateus Leme, Conselheiro Lafaiete e Contagem.
Em Belo Horizonte, ouvintes relataram rolezinhos nos bairros Serra, Jaqueline, Jardim Leblon e Zilah Sposito, Nova Cintra e Estoril, inclusive na movimentada Avenida Barão Homem de Melo.
“Está tendo rolezinho das motos, com um grupo de motoqueiros fazendo arruaça que na Vila Cemig (Contagem). A chapa está quente. Todos com descargas abertas e motos cortando giros”, disse um ouvinte da Itataiaia que mora em Contagem, na Grande BH.
Na semana passada, a Polícia Militar (PM) divulgou a Operação Cavalo de Aço, até o dia 4 de janeiro, com o objetivo de combater os rolezinhos do grau.
Segundo a Polícia Militar, são 1.400 agentes empenhados em todo o estado, utilizando motocicletas e outras ferramentas, entre elas drones, para coibir a prática de manobras irregulares, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
O que é rolezinho do grau?
A prática consiste em um encontro de motociclistas para fazer manobras em vias públicas — normalmente, elas acontecem em locais não apropriados, o que pode colocar a vida de pessoas em risco, inclusive a dos próprios participantes. Esses eventos irregulares acontecem em todo o Brasil.
Geralmente, os envolvidos marcam os eventos pelas redes sociais e encontram-se nas ruas e avenidas, durante as madrugadas, para empinar motos, promover buzinaços, fazer o barulho conhecido como ‘rangangan’ (acelerar a moto ao máximo), entre outros crimes de trânsito.