BH cria Dia Municipal do Gari após cinco meses da morte de Laudemir

Nova lei institui 11 de agosto como data oficial para reconhecer a importância dos profissionais da limpeza urbana na capital

Laudemir de Souza Fernandes tinha 44 anos

Cinco meses após a morte do gari Laudemir de Souza Fernandes, Belo Horizonte passa a ter uma nova data no calendário oficial para homenagear os profissionais da limpeza urbana.

Foi sancionada a Lei nº 11.950, que cria oficialmente o Dia Municipal do Gari na capital.

A nova legislação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (9). O Dia Municipal do Gari será celebrado anualmente em 11 de agosto, data em que Laudemir foi assassinado. A lei já está em vigor e a comemoração passa a valer a partir deste ano.

A criação da data reforça o reconhecimento da importância dos garis para a limpeza urbana.

Leia também

Lembre o que aconteceu

Laudemir foi baleado na manhã de 11 de agosto, enquanto trabalhava na coleta de lixo na rua Modestina de Souza. O motorista de um BYD cinza, identificado como Renê da Silva Nogueira Júnior, 47, se irritou ao alegar que o caminhão atrapalhava o trânsito, ameaçou a motorista do veículo e, em seguida, desceu armado e atirou contra o trabalhador.

O disparo atingiu as costelas, atravessou o corpo e ficou alojado no braço.

Renê foi preso horas depois, ao chegar a uma academia.

Leia mais sobre o caso:

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...