O quarto episódio da série especial da Itatiaia pelos 128 anos de Belo Horizonte apresenta como os hospitais e unidades de saúde da capital mineira se tornaram fundamentais para ajudar pacientes de todas as regiões de Minas Gerais.
Belo Horizonte conta com dezenas de hospitais e unidades de saúde, públicas, privadas e filantrópicas. Por isso, a capital é referência para a Região Metropolitana e para todo o estado. Quem chega em busca de atendimento costuma sair agradecido.
É o caso da Adriana, técnica de enfermagem. Em entrevista à
“Tudo o que a população marianense ou de Ouro Preto necessita, BH está sempre de portas abertas para acolher. A gente agradece por essa oportunidade e por esse cuidado com o nosso povo”.
Quem também confirma essa sensação é Marina da Silva, moradora de Itaúna, no Centro-Oeste de Minas, que vem todas as semanas a Belo Horizonte para o acompanhamento médico do filho.
“É tudo aqui mesmo: ortopedista, neuro… tudo aqui. Sou muito bem tratada, graças a Deus. Sempre estamos por aqui”.
Dados mostram que quase 50% das internações nas redes hospitalares de BH são de pessoas que não moram na capital. O secretário municipal de Saúde, Danilo Borges, afirma que os números representam um desafio, mas também motivo de orgulho.
Referência para quem busca atendimento e deseja atuar na área
A jovem Mariana, de 21 anos, moradora de Ipatinga e estudante de biomedicina, contou à
“Belo Horizonte representa para mim a capital das oportunidades. Pela área que escolhi, que é a estética, lá tem muitas chances, muita procura e muitos clientes”.
Já Letícia Amorim sai de Contagem todos os dias para estudar e estagiar na área hospitalar da capital.
leia também
Aniversário de BH: o que a capital representa para quem não nasceu na cidade? BH 128 anos: histórias de quem trabalha todos os dias na capital mineira BH 128 anos: faculdades da capital se destacam no cenário nacional e internacional