A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (11), a Operação Hauler, que investiga quadrilhas envolvidas em lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro nacional e associação criminosa.
Os agentes cumprem 4 mandados de prisão temporária, além de 19 de busca e apreensão contra 22 pessoas físicas e jurídicas. As ações ocorrem simultaneamente nas cidades de Araraquara, Ribeirão Preto e Matão, no interior paulista, e Santos, no litoral sul.
A Justiça determinou ainda o bloqueio de mais de R$ 74 milhões em bens e valores sob o poder dos investigados, incluindo veículos, imóveis de luxo e contas bancárias.
Leia também:
Caças da FAB interceptam bimotor irregular no Amazonas com quase 400 kg de drogas Três PMs suspeitos de envolvimento na morte de Gritzbach são soltos Grupo de 52 brasileiros deportados chega a Confins em voo dos Estados Unidos
A investigação identificou dois núcleos estruturados que utilizavam empresas de fachada, intermediários e movimentações financeiras atípicas para ocultar e dissimular valores oriundos de atividades ilícitas. Parte dos investigados possui antecedentes por crimes como tráfico de drogas e vínculos conhecidos com facções criminosas.
O valor movimentado pelo grupo ultrapassa R$ 74 milhões, podendo ser ainda maior quando consideradas conexões indiretas e negociações identificadas, especialmente aquelas envolvendo bens de alto valor sem uso do sistema financeiro, como veículos de luxo, imóveis e embarcações.
A operação teve como foco a interrupção da estrutura de lavagem de capitais, a preservação de bens para futura reparação de danos e o fortalecimento da repressão qualificada ao crime organizado.