Um grupo de 52 brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcou na noite dessa quarta-feira (10) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. O voo, em aeronave americana, fez escala em Bogotá, na Colômbia, antes de chegar a Minas Gerais e seguiu depois para a Argentina.
Segundo a Polícia Federal, já são mais de 1,7 mil brasileiros deportados dos EUA em 2025, considerando dados registrados desde 1º de janeiro.
Entre os passageiros estavam três crianças e dois idosos. De acordo com Ana Maria Gomes, coordenadora do programa Aqui é Brasil, do Ministério dos Direitos Humanos, uma estrutura especial foi montada para acolher os deportados:
“A gente está dando todo o atendimento necessário para esse público específico e recebendo com muito carinho, dignidade e humanismo. Houve entrega de kits lanche, doações da Natura e apoio para quem precisa se deslocar para casa”, afirmou.
Leia também:
Ainda segundo Ana Maria, o acordo firmado entre Brasil e Estados Unidos busca evitar que cidadãos brasileiros fiquem detidos em território norte-americano ou sejam encaminhados a outros países.
Durante a chegada, a reportagem da Itatiaia observou que muitos deportados ainda usavam uniformes das prisões para imigrantes ilegais — moletons cinzas ou os macacões laranja comuns em produções cinematográficas. Ao contrário de outras ocasiões, os brasileiros optaram por não falar com a imprensa.