Ouvindo...

PC faz operação contra quadrilha especializada em roubo de motos em SP

Polícia Civil cumpre 39 mandados judiciais; investigações identificaram dois núcleos envolvidos nos crimes

A Polícia Civil de São Paulo realizou, na manhã desta quinta-feira (11), a Operação Orbis Clausus, conduzida pela 4ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Furtos e Roubos de Veículos (Divecar), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

A ação tem como objetivo o cumprimento de 39 mandados judiciais, expedidos pela Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores da capital paulista.

As investigações contam com a participação de mais de 100 policiais civis que atuam simultaneamente em diferentes regiões da capital paulista e no município de Francisco Morato, na Grande São Paulo.

Leia também:

O nome da operação, em latim, significa “mundo fechado” e faz referência à forma como a quadrilha estruturava um circuito restrito e clandestino de crimes. Segundo as investigações, o grupo combinava roubos de motocicletas, venda ilegal de peças pela internet e fraudes no sistema de transporte público, por meio da clonagem e falsificação de bilhetes eletrônicos.

As apurações revelaram a existência de dois núcleos distintos. O primeiro era especializado no roubo de motos com uso de armas de fogo, sendo composto por executores, olheiros, receptadores e fornecedores de armamento. O segundo atuava em fraudes tecnológicas, manipulando cartões eletrônicos, utilizando softwares ilícitos, aliciando intermediários e movimentando valores em contas de terceiros.

Conforme os policiais, dos 20 alvos identificados na investigação, 11 foram presos nesta quinta, um foi detido há alguns dias e está recolhido no sistema prisional e dois morreram em confronto com forças de segurança ao praticarem roubos de motocicletas durante a investigação.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.