A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (20), a Operação Mula D’Ouro II para desarticular um grupo criminoso especializado no tráfico internacional de drogas para a Europa.
A investigação teve início após prisões realizadas em 2024 e, a partir das buscas, os líderes do grupo, que atuava por meio do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), foram identificados.
Eles recrutavam as “mulas” para transportar as drogas e foram responsáveis pelo envio de dezenas de passageiros transportando cápsulas ingeridas.
Segundo informações da PF, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, 11 mandados de prisão temporária e 1 de prisão preventiva em São Paulo, Mauá, Ferraz de Vasconcelos e Campinas.
Entre os presos está um advogado suspeito de repassar informações sigilosas dos passageiros presos em flagrante aos líderes do grupo, como forma de intimidá-los para que eles não colaborassem com as investigações.
Os investigados devem responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e coação no curso do processo.