Ouvindo...

STJ toma decisão sobre julgamento de Robinho, condenado por estupro

Defesa do ex-jogador pede redução de pena determinada pela Justiça italiana

Robinho cumpre pena por estupro cometido na Itália em 2013

O julgamento do recurso apresentado pela defesa do ex-jogador Robinho foi adiado para 3 de setembro pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça, nesta quarta-feira (20). O motivo foi a falta de quórum necessário.

Os advogados de Robinho pedem uma diminuição na pena imposta pela Justiça da Itália, que condenou o ex-atleta a nove anos de prisão por um caso de estupro coletivo ocorrido em 2013.

Em março de 2024, o STJ homologou a condenação, por 9 votos a 2, e determinou o cumprimento da pena em território nacional.

  • Votaram a favor da homologação: ministros Francisco Falcão (relator), Humberto Martins, Herman Benjamin, Luis Felipe Salomão, Mauro Campbell Marques, Isabel Gallotti, Antonio Carlos Ferreira, Ricardo Villas Bôas Cueva e Sebastião Reis Junior;
  • Votaram contra a homologação: ministros Raul Araújo e Benedito Gonçalves.

Desde então, Robinho está preso no Presídio de Tremembé II, no interior de São Paulo - conhecido por abrigar detentos famosos. Condenado pelo mesmo crime, Roberto Falco também cumpre pena no Brasil.

Leia também

Caso de estupro

Ídolo do Santos com passagens por Seleção Brasileira, Atlético, Real Madrid, Manchester City e Milan, Robinho recebeu uma sentença de 9 anos de prisão por participação no estupro coletivo de uma mulher de 23 anos. O crime ocorreu em uma boate italiana em 2013. Na época, Robinho atuava pelo Milan.

O jogador brasileiro foi condenado em todas as instâncias da justiça italiana, e o Ministério Público de Milão recorreu ao Brasil, no ano retrasado, pedindo ao país a extradição imediata de Robinho. Entretanto, a legislação brasileira não permite a extradição de cidadãos aqui nascidos para cumprimento de pena em outros países. Assim, diante da recusa, a Itália pediu que ele cumpra a sentença em território brasileiro.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.
Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte