O goleiro Matheus Mendes publicou um vídeo e um texto de despedida do Atlético nas redes sociais no início da noite desta quarta-feira (20). O jogador foi negociado para o Alverca, de Portugal.
De acordo com o Atlético,
Confira o texto de despedida de Matheus Mendes na íntegra:
“Cheguei em 2012 com muitos sonhos e expectativas. Fazer todo o caminho até o profissional, defender o clube em diversas partidas e ganhar títulos com essa camisa foram sensações inexplicáveis.
Foram 13 anos de Galo, 13 anos da minha vida, aqui vivi as melhores coisas da minha vida, conquistei vários títulos, fui muito feliz, amadureci profissionalmente e como homem, casei, me tornei pai, construí minha família. E também vivi uma das maiores dores que foi a perda da minha mãe. O atlético me fez, não só como atleta, mas como pessoa. Vou carregar comigo para onde for, o atlético faz parte de mim.
Só tenho a agradecer ao Atlético por ter sido fundamental na minha carreira e na minha vida. Deixo o meu muito obrigado a todos que me ajudaram e contribuíram nesta trajetória. Atletas, comissões, staff e diretorias que estiveram no período, desde as categorias de base.
Agora estarei como torcedor, ao lado desses milhões, que sempre me deram carinho e apoio. Minha gratidão para vocês! ObriGALO.”
Recado do Atlético
O Atlético anunciou a saída de Matheus Mendes com um texto publicado em seus perfis oficiais nas redes sociais. Veja:
“Valeu, Mendes!
O Atlético acertou a venda do goleiro Matheus Mendes para o Alverca, de Portugal. Formado nas categorias de base do Clube, o arqueiro chegou ao Galo em 2014, para defender a categoria sub-15.
Na base atleticana, conquistou diversos títulos e foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20.
Matheus Mendes foi integrado ao elenco profissional do Galo em 2020, tendo feito 18 partidas e participado das conquistas do Brasileirão (2021), Copa do Brasil (2021) e Supercopa do Brasil (2022), além de cinco campeonatos mineiros.
O Atlético permanecerá com 50% dos direitos econômicos do atleta.
Boa sorte e sucesso, Cria!”
Carreira de Matheus Mendes
Nascido em Governador Valadares, na Região do Vale do Rio Doce, Matheus Mendes ingressou nas categorias de base do Atlético em 2014, iniciando no time sub-15. Nos anos seguintes, conquistou o Campeonato Mineiro Sub‑17 (2016), o Torneio de Terborg (2017) e o Mineiro Sub‑20 (2019). Também foi convocado para amistosos da seleção brasileira Sub‑20 em 2018
No início de 2020, foi integrado ao elenco profissional do Atlético, mas logo emprestado ao CSA-AL, onde atuou como titular e disputou 28 partidas na Série B, destacando-se por suas boas performances. Após essa experiência, retornou ao Galo em 2021 como reserva imediato de Everson e estreou profissionalmente em 1º de maio de 2021, num jogo contra o Tombense.
A temporada de 2023 foi marcada por uma nova promoção de status: com a saída de Rafael, Matheus assumiu o posto de reserva direto de Everson e chegou a atuar em partidas importantes, inclusive defendendo pênaltis, o que chamou a atenção da diretoria e da torcida.
Ao longo de sua passagem pelo Galo, Matheus somou títulos expressivos: venceu o Campeonato Brasileiro (2021), a Copa do Brasil (2021), a Supercopa do Brasil (2022) e cinco edições consecutivas do Campeonato Mineiro (2020 a 2024).
Matheus Mendes pelo América
Em dezembro de 2024,
- 18 jogos
- Média de 1,2 gols sofridos por jogos
- Média de 2,8 defesas por jogo (aproveitamento de 70%)
- Média de 0,5 saídas do gol bem sucedidas por jogo (aproveitamento de 90%)
- Sofreu 22 gols (18 de dentro da área e 4 de fora)
- 51 defesas no total (22 de dentro da área e 28 de fora)
- 17 defesas incompletas