Ouvindo...

Defesa de Hytalo Santos anuncia coletiva em caráter urgente com promessa de ‘provas inéditas’

As investigações contra o influenciador começaram em 2024, conduzidas pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), diante de denúncias de exploração de menores

Hytalo e Israel seguem presos no CDP de Pinheiros, em SP.

A defesa do influenciador Hytalo Santos e de seu marido, Israel Vicente, convocou uma coletiva de imprensa de caráter urgente para esta quarta-feira (20), às 19h, em um hotel localizado na Avenida Paulista, em São Paulo.

De acordo com o comunicado, os advogados afirmam que irão apresentar “provas inéditas relacionadas ao caso de Hytalo Santos e Euro”.

O encontro terá acesso restrito, com apenas 30 vagas disponíveis. Cada jornalista poderá encaminhar previamente uma única pergunta, que será selecionada e respondida durante a coletiva.

A convocação acontece um dia após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negar o pedido de liberdade do casal, preso preventivamente desde sexta-feira (15). Eles são acusados de exploração e exposição de menores em conteúdos nas redes sociais, além de tráfico humano. O tribunal também rejeitou a transferência dos dois do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, na capital paulista, para a penitenciária de Tremembé, no interior.

Hytalo nega acusações

Hytalo se manifestou pela primeira vez nessa quinta-feira (14), desde que passou a ser investigado. Em nota enviada à CNN, afirmou que “sempre agiu dentro da lei” e negou qualquer tipo de exploração de crianças ou adolescentes.
Com milhões de seguidores nas redes sociais, Hytalo Santos tem 28 anos e é de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. Antes de sua conta ser derrubada, ele contava com mais de 17 milhões de seguidoes no Instagram.

O paraibano ficou famoso após seus vídeos viralizarem no TikTok. Muitos deles mostram diversas pessoas que aparecem em sua casa, e Hytalo compartilhava o dia a dia com elas, sendo na grande maioria adolescentes chamadas de “filhas” e meninos que ele chama de “genros”.

Nota da defesa

Confira a nota completa: “Prezados(as) Jornalistas/Portais, convidamos os veículos de imprensa para uma entrevista coletiva de caráter urgente e de alto interesse público, na qual serão apresentadas provas inéditas relacionadas ao caso do Hytalo Santos e Euro. Durante a coletiva, representantes legais estarão disponíveis para esclarecimentos e apresentação de material comprobatório. A presença da imprensa é fundamental para assegurar transparência e integridade na divulgação dos fatos. Serão respondidas somente perguntas previamente enviadas (uma por jornalista). As confirmações serão feitas por ordem de solicitação, respeitando o limite de 30 participantes. Atenciosamente, assessoria Hytalo Santos”.

Denúncias contra Hytalo Santos

As investigações contra o influenciador começaram em 2024, conduzidas pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), diante de denúncias de exploração de menores.

Na última quarta-feira (6), o influenciador Felca mencionou a atuação de Hytalo Santos em conteúdos com adolescentes, citando o caso de Kamyla Santos, de 17 anos. Segundo Felca, a jovem teria sua imagem explorada de forma sensualmente sugestiva para gerar lucro ao criador de conteúdo paraibano.

O vídeo de Felca tem 50 minutos e, nele, o youtuber faz um compilado de denúncias sobre influenciadores que abusam da imagem de crianças. Também relata como o algoritmo funciona para divulgar esse tipo de conteúdo.
A denúncia viralizou e reacendeu o debate público sobre a exposição de crianças e os direitos delas na internet. Só no Instagram, o vídeo tem mais de 100 milhões de visualizações.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.