Anderson Kauã, a
O menino, de oito anos, foi encontrado após 72h desaparecido em uma área de mata no território quilombola São Sebastião dos Pretos, na zona rural da cidade. A criança passou 13 dias internada sob acompanhamento médico e psicológico.
A criança não teve ferimentos graves, mas foi recebida com arranhões e desnutrição. Ainda segundo o prefeito, Anderson perdeu ao todo 10kg durante os três dias em que ficou desaparecido.
Também de acordo Roberto Costa, a psicóloga que atende Anderson Kauã após o resgate é a mesma que já acompanhava o garoto pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município. O menino é uma criança autista com nível de suporte 1.
A alta médica se deu após, segundo o prefeito, um desejo da criança e da sua família em retornarem para o convívio da comunidade. Para isso, diversos órgãos se reuniram para debater as estratégias de reinserção de Anderson às suas atividades cotidianas.
O prefeito afirma ainda que o menino vai continuar sendo acompanhado de perto. Inclusive, no momento em que retomar as atividades escolares. O planejamento para o retorno de Anderson recebe apoio da Secretaria de Educação municipal e da diretora da escola que a criança frequenta.
Além do trabalho com Anderson, a estratégia de reinserção social planeja preparar a comunidade, em especial as outras crianças. O prefeito conta que todos receberão orientações de como tratar e lidar com o menino que pode estar passando por um estresse pós-traumático.
Resgate e depoimento
Após ser resgatado, Anderson teria revelado aos pais e às autoridades responsáveis pela investigação que ele e os primos,
Ainda de acordo com o depoimento do menino, após se perderem, as crianças buscaram um lugar para se esconder durante a chuva. Anderson contou ainda que em dado momento deixou os primos mais novos em uma casa abandonada no meio da área de mata e saiu para buscar ajuda. O então se perdeu e foi resgatado, nu, por três carroceiros.
A criança foi ouvida e encaminhada ao Hospital Geral de Bacabal, onde passou 13 dias internado.
Buscas continuam
A operação de buscas pelos irmãos
As equipes marítimas foram acionadas após
Além dos esforços das equipes da Marinha, continuam as buscas em solo pelas regiões de mata. As varreduras já tiveram aumento de perímetro duas vezes. Trabalham na força-tarefa equipes do Corpo de Bombeiros do Maranhão, do Ceará e do Pará, Polícia Civil do Maranhão, Polícia Militar do Maranhão, Exército Brasileiro e diversos voluntários da comunidade.
Até o momento, as buscas terrestres já realizaram varredura em uma área de mata superior a 3.200 Km². O perímetro foi dividido em quadrantes abrangendo todo o território do Quilombo São Sebastião dos Pretos e povoados do entorno. Cães farejadores especializados confirmaram a
Também atua na busca pelos irmãos uma força-tarefa aérea, com uso de helicópteros do Centro Tático Aéreo (CTA) do estado do Maranhão.