Bacabal-MA: criança encontrada é ouvida e revela dinâmica do caso; duas seguem desaparecidas

Anderson Kauã, de oito anos, foi localizado após 72h; operação de buscas reúne mais de 500 pessoas

Equipes de buscam seguem trabalhando para encontrar crianças desaparecidas em Bacabal-MA

Anderson Kauã Barbosa Reis, de oito anos, teria sido ouvido pelas autoridades após passar 72 horas desaparecido em uma área de mata no território quilombola São Sebastião dos Pretos, na zona rural de Bacabal, no interior do Maranhão. O depoimento da criança teria sido acompanhado por familiares e equipe especializada da Polícia Civil do estado.

Segundo informações da TV Mirante, o garoto teria revelado aos pais e às autoridades responsáveis pela investigação que ele e os primos não haviam sido sequestrados. Anderson contou que ele e as outras duas crianças teriam entrado no mato sozinhos e acabaram se perdendo.

Ainda de acordo com o depoimento do menino, após se perderem, as crianças buscaram um lugar para se esconder durante a chuva. Anderson contou ainda que em dado momento deixou os primos mais novos em uma casa abandonada no meio da área de mata e saiu para buscar ajuda. O menino então teria se perdido e ao achar o caminho de volta ao casebre não encontrou os irmãos no local. Após o episódio, Anderson diz não se lembrar de mais nada.

Ágatha Isabelle, de 6 anos e Allan Michel, de 4, são os irmãos desaparecidos há nove dias em Bacabal, no interior do Maranhão

Resgate Anderson

Anderson Kauã Barbosa Reis, de oito anos, havia desaparecido no domingo, 4 de janeiro, mas foi encontrado com vida na última quarta-feira (7), após 72 horas desaparecido. O garoto foi localizado em uma área de mata no povoado Santa Rosa, a cerca de quatro quilômetros do local onde as crianças haviam sido vistas pela última vez, segundo a PCMA (Polícia Civil do Maranhão). O resgate foi feito por três produtores rurais, que trafegavam pela região em uma carroça a caminho do trabalho e avistaram a criança em meio à vegetação.

Após ser encontrado, o menino foi encaminhado ao Hospital Geral de Bacabal, onde permanece internado. De acordo com a equipe médica, ele chegou abatido e com dificuldade para falar, mas já apresenta boa evolução clínica. A criança segue sob cuidados médicos e acompanhamento psicológico, sem previsão de alta.

Irmãos seguem desaparecidos

Além de Anderson, outras duas crianças haviam se perdido na mata na mesma ocasião. Os irmãos Ágatha Isabelle, de seis anos, Allan Michel, de quatro, são primos do garoto encontrado e seguem desaparecidos após nove dias. As buscas pelas crianças mobilizam uma força tarefa com mais de 500 pessoas, que vão de voluntários até militares do exército brasileiro.

Alguns voluntários encontraram peças de roupas infantis em uma área de mata no perímetro em que as crianças haviam sido vistas pela última vez. Mas, após análises do material, a polícia concluiu que as peças não pertenciam aos irmãos desaparecidos.

O prefeito de Bacabal anunciou uma recompensa de R$20 mil para quem encontrar os irmãos desaparecidos. O governador do Maranhão também se manifestou sobre o caso e, nas redes sociais, anunciou que as forças do estado seguirão com as buscas até alcançarem um desfecho. “Não vamos parar”.

Leia também

Estudante de Jornalismo na PUC e apaixonada pela área, Gabriela Neves gosta de contar histórias empolgantes e desafiadoras. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e mundo. Tem experiência em marketing pela Rock Content, cobertura de cidades pela Record Minas e assessoria política na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Ouvindo...