As operações de busca pelas crianças desaparecidas em Bacabal, no interior do
Maranhão, completam nove dias nesta segunda-feira (12). Os irmãos, Ágatha Isabelle e Allan Michel, de seis e quatro anos, respectivamente, desapareceram após saírem para brincar em uma área de mata no território quilombola São Sebastião dos Pretos, na zona rural do município.
A busca pelas crianças desaparecidas mobiliza uma força-tarefa formada por órgãos estaduais, municipais, voluntários da comunidade e tem apoio do Exército Brasileiro, incluindo militares que estavam de férias ou de folga.
Também integrará a equipe de buscas o Instituto de Perícias para Crianças e Adolescentes (IPCA). Ao todo serão quatro peritos, entre psicólogos e assistentes sociais, responsáveis por ouvir os familiares das crianças desaparecidas. Anderson, o primeiro encontrado, também deverá ser ouvido pelo IPCA.
Junto das crianças estava
Anderson Kauã Barbosa Reis, de oito anos, que é primo dos irmãos. O garoto também havia desaparecido no domingo, 4 de janeiro, mas foi encontrado com vida na última quarta-feira (7), após 72 horas desaparecido. Anderson foi localizado em uma área de mata no povoado Santa Rosa, a cerca de quatro quilômetros do local onde as crianças haviam sido vistas pela última vez, segundo a PCMA (Polícia Civil do Maranhão). O resgate foi feito por três produtores rurais, que trafegavam pela região em uma carroça a caminho do trabalho e avistaram a criança em meio à vegetação.
Anderson foi levado para o Hospital Geral de Bacabal e segue internado sem previsão de alta. A criança foi resgatada sem ferimentos físicos aparentes. Em choque, o menino conseguiu repassar apenas informações preliminares às autoridades.
Governador se pronuncia
No início da tarde desse domingo (11), o governador do Maranhão,
Carlos Brandão (PSB), comentou a situação em suas redes sociais. “Todos os esforços de equipe, equipamentos modernos e muito apoio do município e da comunidade estão sendo destinados nas buscas, que já passam de 150 horas ininterruptas. Temos mais de 500 pessoas envolvidas. Não vamos parar até encontrar os irmãos Ágatha Isabelle e Allan Michel, residentes do Quilombo São Sebastião dos Pretos, em Bacabal”, alegou o político.
Recompensa
Na última quinta-feira (8), o prefeito de Bacabal (MA), Roberto Costa (MDB), anunciou uma
recompensa de R$ 20 mil por informações que levem ao paradeiro das crianças desaparecidas. O anúncio foi feito nas redes sociais do chefe do Executivo, Roberto Costa (MDB), nesta quinta-feira (8).
No vídeo, ele orientou a população a ligar para o número 181, do sistema de Segurança Pública do estado, ou a se deslocar até a coordenação da força-tarefa em Bacabal, caso haja informações sobre as crianças.
*Com informações da CNN Brasil