Bacabal-MA: cadela dos bombeiros morre em operação de buscas por crianças desaparecidas

Cadela, Iara, apresentou sintomas de torção gástrica e morreu nos braços de seu condutor; militares se despedem nas redes sociais

Corpo de Bombeiros do Ceará divulgou uma nota de pesar por cadela que morreu em operação de buscas por crianças desaparecidas em Bacabal (MA)

O Corpo de Bombeiro do Ceará anunciou nesta quinta-feira (15) a morte de uma integrante da operação de buscas por Agatha Isabelle e Allan Michel, irmãos que desapareceram em Bacabal, no interior do Maranhão. Iara era uma cadela integrante da Companhia de Busca com Cães e morreu durante o deslocamento para a área onde atuava a operação em busca das crianças.

Segundo o Corpo de Bombeiro do Ceará, Iara apresentou sintomas compatíveis com torção gástrica já quando a equipe chegava a Bacabal. Em nota divulgada nas redes sociais, o órgão relata que, apesar dos esforços imediatos, a cadela não resistiu e morreu nos braços de seu condutor, o sargento João. O militar e Iara eram parceiros em diversas operações.

Na postagem feita pelos bombeiros, militares lamentam a morte e se despedem com carinho ao lembrarem da cadela. “Tive a honra de conhecê-la, assim como o seu operador, SGT João… Ela não foi apenas um cão de trabalho. Foi companheira de farda, parceira incansável e símbolo de dedicação absoluta ao dever”, comentou um militar.

O órgão, ainda na postagem, também destacou o trabalho e temperamento de Iara. “De origem inesperada e raça inicialmente desconhecida, Iara rapidamente se destacou pelo temperamento singular, pela dedicação ao trabalho e pela forte conexão com a tropa. Ao longo de sua trajetória operacional, participou de cursos fora do estado, integrou grandes operações, a exemplo da atuação em Mossoró, contribuiu diretamente para a localização de vítimas e entrou para a história da corporação ao se tornar a primeira cadela da raça Braco Alemão certificada nacionalmente pela Ligabom na prova de Odor Específico.”

Confira a publicação completa

Corpo de Bombeiros do Ceará publica nota de pesar por cadela morta em operação de buscas por crianças desaparecidas em Bacabal, no Maranhão

Operação de buscas em Bacabal

A cadela Iara faria parte da operação de buscas por Ágatha Isabelle, de seis anos, e Allan Michel, de quatro, que completa 12 dias nesta quinta-feira (15). A força tarefa mobiliza mais de 600 pessoas, entre equipes do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Ceará e Pará, Polícia Civil do Maranhão e Exército Brasileiro. Além das autoridades militares, a operação também conta com diversos voluntários.

Nesta quarta-feira (14), a operação decidiu ampliar o perímetro de buscas e a varredura abrange uma área de 54 km². Além disso, mergulhadores do Corpo de Bombeiros começaram também uma procura por lagos e rios da região.

Relembre o desaparecimento das crianças

Os irmãos Ágatha Isabelle, de 6 anos, e Allan Michel, de 4, estão desaparecidos há doze dias. As crianças foram vistas pela última vez no domingo (4) enquanto brincavam em uma área de mata no território quilombola São Sebastião dos Pretos, na zona rural de Bacabal, no interior do Maranhão.

Junto das crianças estava Anderson Kauã Barbosa Reis, de oito anos, que é primo dos irmãos. O garoto também havia desaparecido no domingo, 4 de janeiro, mas foi encontrado com vida após 72 horas desaparecido. Anderson foi localizado em uma área de mata no povoado Santa Rosa. O resgate foi feito por três produtores rurais, que trafegavam pela região em uma carroça a caminho do trabalho e avistaram a criança nua em meio à vegetação.

Após ser encontrado, Anderson revelou as autoridades a dinâmica do desaparecimento. O menino contou que ele e os primos não haviam sido sequestrados e que ele e as outras duas crianças teriam entrado no mato sozinhos e acabaram se perdendo. O garoto foi encaminhado ao Hospital Geral de Bacabal e, após passar por uma série de exames, o governo do Maranhão descartou a possibilidade de abuso sexual contra a criança.

Leia também

Estudante de Jornalismo na PUC e apaixonada pela área, Gabriela Neves gosta de contar histórias empolgantes e desafiadoras. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e mundo. Tem experiência em marketing pela Rock Content, cobertura de cidades pela Record Minas e assessoria política na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Ouvindo...