No início da tarde desta sexta-feira (16), o governador do estado do Maranhão, Carlos Brandão, juntamente com outras autoridades políticas, publicou um vídeo nas redes sociais com mais imagens das buscas por
O vídeo veio acompanhado por um texto que esclarece a situação da procura pelas crianças.
“As forças de segurança seguem firmes e mobilizadas no 13º dia de buscas por Ágatha, de 6 anos, e Michel, de 4 anos, crianças do Quilombo São Sebastião dos Pretos, em Bacabal. Trata-se de um caso complexo em razão da extensa área de mata densa, com a presença de rios, lagos e animais silvestres, mas que tem recebido total atenção do governo do Estado, da Prefeitura de Bacabal e de voluntários, com investigações e buscas contínuas visando localizar os dois irmãos.”, escreveu o político.
Carlos ainda completou: “Kauã, de 8 anos, já foi localizado e está recebendo todo o acompanhamento necessário, com atendimento médico e apoio psicológico de uma equipe multidisciplinar. A partir das informações prestadas por ele, as equipes intensificaram o trabalho de campo, percorrendo todos os possíveis trajetos por onde as crianças poderiam ter passado.”
Segundo o governador, até o momento, as buscas terrestres já realizaram varredura minuciosa em uma área de mata superior a 3.200 Km², dividida em quadrantes abrangendo todo o território do Quilombo São Sebastião dos Pretos e povoados do entorno.
Assista ao vídeo abaixo:
Bacabal-MA: governador atualiza situação das buscas por crianças desaparecidas; 'Caso complexo'
— Itatiaia (@itatiaia) January 16, 2026
Clique e confira 👇 pic.twitter.com/u33taxDxSo
Crianças estiveram em ‘casa caída’
O político disse ainda que “cães farejadores especializados confirmaram a passagem das crianças por um ponto conhecido como “casa caída”, um casebre de palha abandonado localizado nas imediações do Rio Mearim, o que resultou na ampliação das buscas, com reforço de embarcações e ações subaquáticas, além do helicóptero do CTA”.
“As operações em regiões de mata continuam sendo ampliadas para novas áreas. As equipes permanecerão na região, com empenho total, até que Ágatha e Michel sejam localizados, enquanto as investigações prosseguem de forma paralela às buscas.”, completou Carlos.
Morte de cadela durante operação
Uma
Em nota divulgada nas redes sociais, o órgão relata que, apesar dos esforços imediatos, a cadela não resistiu e morreu nos braços de seu condutor, o sargento João. O militar e Iara eram parceiros em diversas operações.
Relembre o caso
Os irmãos Ágatha Isabelle, de 6 anos, e Allan Michel, de 4, estão desaparecidos há 13 dias. As crianças foram vistas pela última vez no domingo (4) enquanto brincavam em uma área de mata no território quilombola São Sebastião dos Pretos, na zona rural de Bacabal, no interior do Maranhão.
Junto das crianças estava Anderson Kauã Barbosa Reis, de oito anos, que é primo dos irmãos. O garoto também havia desaparecido no domingo, 4 de janeiro, mas foi encontrado com vida após 72 horas desaparecido. Anderson foi localizado em uma área de mata no povoado Santa Rosa. O resgate foi feito por três produtores rurais, que trafegavam pela região em uma carroça a caminho do trabalho e avistaram a criança nua em meio à vegetação.
Após ser encontrado,
(Sob supervisão de Alex Araújo)