Bacabal-MA: veja novas imagens de operação de buscas por crianças desaparecidas

Carlos Brandão (PSB), governador do Maranhão, compartilhou atualizações sobre mobilização nas redes sociais; irmãos estão sumidos há 12 dias

Governador do Maranhão, Carlos Brandão, divulga novas imagens sobre buscas de irmãos desaparecidos em Bacabal

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), publicou, nesta quinta-feira (15), em suas redes sociais um vídeo com atualizações da operação de buscas pelos irmãos desaparecidos há 12 dias em Bacabal, no interior do estado.

Na postagem, o político divulgou também novas imagens da mobilização e reforçou a participação do governo do estado nas buscas pelas crianças. Além do Maranhão, equipes do Exército brasileiro e do Corpo de Bombeiros dos estados do Ceará e Pará se uniram na força-tarefa. Ao todo, a operação de buscas mobiliza mais de 600 pessoas.

Confira novas imagens

Nesta quarta-feira (14), a operação decidiu ampliar o perímetro de buscas. A varredura abrange uma área de 54 km² e agora também acontece por lagos e rios da região. A força-tarefea está sendo auxiliada por uma tecnologia de geolocalização, um aplicativo responsável por mapear as rotas já percorridas pelas equipes e localizar agentes ou voluntários que possam vir a se perder do grupo.

Segundo informações repassadas ao Portal “G1", a área de buscas foi dividida em 45 quadrantes e cada um deles é vasculhado por uma equipe composta por policiais, bombeiros e voluntários. A força-tarefa se espalha por trilhas, barrancos e acessos dentro do perímetro de mata fechada, considerada de difícil acesso. Ainda para o “G1", o Corpo de Bombeiros do Maranhão afirmou que mais de 60% da área já foi vistoriada. A Itatiaia entrou em contato com a corporação para obter mais detalhes sobre o caso.

Veja pronunciamento completo do governador

Relembre o desaparecimento

Agatha Isabelle, de seis anos, e seu irmão e Allan Michael, de quatro, foram vistos pela última vez no dia 4 de janeiro, enquanto brincavam em uma área de mata no território quilombola de São Sebastião dos Pretos, na zona rural de Bacabal, município do interior do Maranhão. Além dos irmãos, estava Anderson Kauã Barbosa, de oito anos, primo das crianças desaparecidas. Anderson também havia sumido junto com as crianças mais novas, mas foi encontrado com vida após 72h.

O desaparecimento é considerado atípico pelas autoridades e pela própria comunidade, uma vez que as crianças possuem o hábito de circular e brincar no perímetro de mata da região, ambiente que lhes é familiar.

Criança encontrada

Anderson foi localizado nu e sozinho em uma área de mata no povoado Santa Rosa, a cerca de quatro quilômetros do local onde as crianças haviam sido vistas pela última vez, segundo a PCMA (Polícia Civil do Maranhão). O resgate foi feito por três produtores rurais, que trafegavam pela região em uma carroça a caminho do trabalho e avistaram a criança em meio à vegetação.

Após ser resgatado, o menino foi ouvido pelo Instituto de Perícia da Criança e do Adolescente (IPCA). Durante seu relato, a criança contou aos pais e às autoridades que ele e os primos não haviam sido sequestrados. O menino afirmou ainda que ele e as outras duas crianças teriam entrado no mato sozinhos e acabaram se perdendo.

Ainda de acordo com o depoimento de Anderson, após se perderem, as crianças buscaram um lugar para se esconder durante a chuva. O mais velho revelou que em dado momento deixou os primos em uma casa no meio da área de mata e saiu para buscar ajuda. O menino então teria se perdido e ao achar o caminho de volta ao casebre não encontrou os irmãos no local. Após o episódio, Anderson diz não se lembrar de mais nada.

Leia também

Estudante de Jornalismo na PUC e apaixonada pela área, Gabriela Neves gosta de contar histórias empolgantes e desafiadoras. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e mundo. Tem experiência em marketing pela Rock Content, cobertura de cidades pela Record Minas e assessoria política na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Ouvindo...