Ouvindo...

Confins recebe novo voo com deportados dos Estados Unidos nesta quarta-feira (1°)

Pouso está previsto para às 19h30 e repatriados receberão atendimento em estrutura especial montada pelo Governo Federal

A operação de recepção dos repatriados é coordenada pelo MDHC em parceria com outros órgãos federais

Um novo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissará no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Grande BH, nesta quarta-feira (1), às 19h30.

O Governo Federal informou que uma estrutura especial será montada para atender as demandas imediatas dos repatriados. Eles terão acesso a atendimento médico e psicológico, alimentação, kits de higiene, apoio psicossocial e transporte para suas cidades de origem.

A operação é coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) em parceria com outros órgãos federais. Ela integra o programa “Aqui é Brasil”, criado para garantir um acolhimento digno e humanizado a cidadãos que retornam ao país em situação de repatriação ou deportação.

Leia também

Programa ‘Aqui é Brasil’

O MDHC coordena as ações do programa “Aqui é Brasil” em parceria com os ministérios das Relações Exteriores (MRE), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Saúde (MS) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP); governos estaduais; Polícia Federal (PF); Defensoria Pública da União (DPU); Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); e organismos internacionais, como a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

O objetivo do programa é oferecer não só assistência emergencial, mas também acompanhamento contínuo que garanta a proteção da dignidade e dos direitos humanos de todos os brasileiros atendidos.

“Com essa estratégia interministerial, o governo reforça o compromisso de dar uma resposta rápida e coordenada diante de situações de deportação ou repatriação forçada, garantindo suporte integral no processo de retorno ao país”, informou o Ministério.

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.