Um novo voo com
O Governo Federal informou que uma estrutura especial será montada para atender as demandas imediatas dos repatriados. Eles terão acesso a atendimento médico e psicológico, alimentação, kits de higiene, apoio psicossocial e transporte para suas cidades de origem.
A operação é coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) em parceria com outros órgãos federais. Ela integra o programa “Aqui é Brasil”, criado para garantir um acolhimento digno e humanizado a cidadãos que retornam ao país em situação de repatriação ou deportação.
Programa ‘Aqui é Brasil’
O MDHC coordena as ações do programa “Aqui é Brasil” em parceria com os ministérios das Relações Exteriores (MRE), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Saúde (MS) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP); governos estaduais; Polícia Federal (PF); Defensoria Pública da União (DPU); Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); e organismos internacionais, como a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
O objetivo do programa é oferecer não só assistência emergencial, mas também acompanhamento contínuo que garanta a proteção da dignidade e dos direitos humanos de todos os brasileiros atendidos.
“Com essa estratégia interministerial, o governo reforça o compromisso de dar uma resposta rápida e coordenada diante de situações de deportação ou repatriação forçada, garantindo suporte integral no processo de retorno ao país”, informou o Ministério.