Ouvindo...

PC divulga imagens da prisão do suspeito de planejar ataque a show de Lady Gaga no Rio

A operação “Fake Monster”, deflagrada em conjunto com o Ministério da Justiça, impediu um ataque a bomba na praia de Copacabana

Polícia divulga imagens da prisão do suspeito de planejar ataque a show de Lady Gaga no Rio

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) divulgou imagens da operação “Fake Monster”, que impediu um ataque a bomba ao show da cantora americana Lady Gaga na noite desse sábado (3) na praia de Copacabana.

O apontado como responsável pelo plano foi preso. Ele foi detido em flagrante no Rio Grande do Sul por porte ilegal de arma de fogo.

Além dele, um adolescente foi apreendido no Rio de Janeiro sob a suspeita de armazenamento de pornografia infantil.

A operação, deflagrada em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), cumpriu 15 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias e Macaé, no Rio; Cotia, São Vicente e Vargem Grande Paulista, em São Paulo; São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul; e Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso.

Segundo a inteligência da Polícia Civil, o grupo disseminava discurso de ódio e preparava um plano contra crianças, adolescentes e o público LGBTQIA+.

Os envolvidos são suspeitos de recrutar participantes, inclusive menores de idade, para a realização de ataques com explosivos improvisados e coquetéis molotov.

Leia também

A PCERJ afirma que o plano era tratado como um “desafio coletivo” para obter notoriedade nas redes sociais.

“Os alvos da operação atuavam em plataformas digitais, promovendo a radicalização de adolescentes, a disseminação de crimes de ódio, automutilação, pedofilia e conteúdos violentos como forma de pertencimento e desafio entre jovens”, detalhou a Polícia Civil em comunicado.

Mais de 2,1 milhões de pessoas estiveram presentes no show da artista neste sábado (3), em Copacabana, segundo a Riotur, superando o público de Madonna no ano passado, que reuniu cerca de 1,6 milhão.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.