Ouvindo...

Enem 2024 teve prova Linguagens equilibrada e tema da redação com dificuldade mediana, avalia professora

Milhões de brasileiros fizeram neste domingo (3) o primeiro dia de prova do Enem

prova do ENEM

Mais de 3 milhões de estudantes brasileiros realizaram o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio nesse domingo (3). Com o tema da redação “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” e uma prova repleta de questões sobre variação linguística, a professora do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais, Allana Matar Figueiredo, avalia que a avaliação não trouxe grandes surpresas para os participantes.

Leia mais:

“Acredito que o nível da prova desse ano foi esteja no nível parecido com a do ano passado. Eu teria que refletir um pouco mais sobre a prova, mas até o momento eu não vi tanta diferença”, explica.

Segundo a professora, o tema desse ano pode inclusive ser percebido como mais fácil do que a dos anos anteriores para alguns alunos. "É uma prova com o nível equilibrado para os alunos mais preparados para o Ensino Médio”, aponta.

Na avaliação de Allana, a prova de Linguagens estava bem elaborada e tinha questões muito atualizadas com as discussões atuais da linguística e das Artes. “O que me chamou mais atenção o número de questões sobre variação linguística valorizando os falares não hegemônicos. Ou seja, as manifestações linguísticas que estão fora da Norma padrão”, comenta.

Leia também:

Leia também

Panorama primeiro dia de prova

Segundo o Ministério da Educação, conforme dados preliminares, dos 4,3 milhões de candidatos inscritos, 26,6% não compareceram ao local de prova - o que equivale a mais de um milhão de participantes ausentes.

Apesar do número considerável, a taxa de candidatos ausentes nesse ano é a menor dos últimos três anos. Outro dado que representa a maior adesão dos alunos brasileiros no Enem 2024, é que 94% dos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio neste ano em escolas públicas fizeram a prova, no ano passado esse índice foi de 58%.

Também conforme o Ministério da Educação, 4.999 candidatos foram eliminados nesse primeiro dia de prova.


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento