Um aluno de 17 anos perdeu a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024) neste domingo (3) após ter tido o documento roubado por torcedores de uma organizada do Flamengo enquanto estava a caminho do local de prova, no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), no Maracanã, Zona Norte do Rio de Janeiro.
O pai do aluno, Luiz Pierre Soares, registrou boletim de ocorrência. Ele contou ao jornal O Dia que o filho, Thierry Muniz Soares, estava caminhando até o local de prova com outros três amigos e acabou sendo roubado por integrantes de uma torcida organizada do Flamengo.
A mochila do garoto tinha o escudo do Fluminense, um dos rivais do clube Rubro-Negro. Dentro da bolsa, estavam os documentos do garoto, como RG, passaporte e a inscrição do Enem.
- Enem 2024: multidão segura portão e candidato ‘atrasado’ entra por fresta de grade no MT; veja vídeo
- Pode levar guarda-chuva para o Enem 2024? Veja o que pode e não pode
- Gabarito Enem 2024: confira as respostas das questões do 1º dia
Pai e filho tentaram levar uma cópia autenticada em cartório do RG para que ele fizesse a prova, mas foi impedido. “Eu ainda cheguei a tempo com uma cópia do documento dele. Um ano de planejamento e dedicação se foram por essa idiotice de torcida e de uma atitude medíocre do rapaz lá responsável pelo Enem, que ainda machucou a mão do meu filho ao fechar o portão do Cefet”, disse o pai.
Luiz, que é pai solteiro e autônomo, afirmou que a perda da prova vai impactar no planejamento do próximo ano e uma nova tentativa de entrar em uma faculdade. “Ficar um ano sem estudar complicará bastante para ele tirar uma boa nota no Enem do ano que vem. Infelizmente não tenho condições de pagar um curso para ele, pois sou autônomo e pai solteiro”, afirmou.