Ouvindo...

Pode levar guarda-chuva para o Enem 2024? Veja o que pode e não pode

Em Belo Horizonte e várias cidades do Brasil, a previsão é de chuva para o primeiro dia de provas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024) começa neste domingo (3), em todo o Brasil. As provas ocorrem, ainda, no próximo domingo (10). Neste, a previsão do tempo indica chuva em várias cidades do Brasil e, afinal, os estudantes poderão levar guarda-chuva para a prova.

A resposta é: sim, os estudantes poderão levar guarda-chuva para o exame. O objeto, no entanto, não poderá ser usado durante a prova e deverá ser colocado debaixo da cadeira ou na frente da sala, a critério do fiscal de sala.

Outros objetos como óculos escuros, artigos de chapelaria, caneta de material não transparente, protetor auricular, fone de ouvido e dispositivos eletrônicos podem ser levados também, mas deverão ser guardados em um envelope debaixo da carteira, lacrado e identificado. No caso de eletrônicos, é necessário deixá-los lacrados e desligados. Se o telefone tocar, por exemplo, o candidato é automaticamente desclassificado da prova.

O exame começa às 13h30. Uma hora e meia antes, às 12h, os portões são abertos, e às 13h são fechados. Todos os horários seguem o fuso horário de Brasília. Quem chegar após o fechamento do portão não poderá realizar a prova.

Leia também

Neste primeiro dia, os participantes farão a redação, 45 questões de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e estrangeira) e 45 questões de Ciências Humanas (Geografia, História, Sociologia e Filosofia). No próximo, eles farão 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).

O exame dura 5h30 no primeiro dia - se iniciando às 13h e terminando às 19h - e 5h no segundo dia - iniciando às 13h30 e terminando às 18h30. Participantes com tempo adicional terão até às 20h e 19h30 no primeiro e segundo dias respectivamente, enquanto os que usarão videolibras terão até 21h e 20h30.

É preciso levar documentos de identificação originais com foto. Neste ano, foi permitido o uso de documentos digitais, como E-Título, Carteira Nacional de Habilitação e RG. Eles podem ser físicos ou digitais, sem permitir capturas de tela.

Para fazer a prova, é permitido somente caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

*Com Estadão Conteúdo


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Leia mais