O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024) começa neste domingo (3), em todo o Brasil. As provas ocorrem, ainda, no próximo domingo (10). Neste,
A resposta é: sim, os estudantes poderão levar guarda-chuva para o exame. O objeto, no entanto, não poderá ser usado durante a prova e deverá ser colocado debaixo da cadeira ou na frente da sala, a critério do fiscal de sala.
Outros objetos como óculos escuros, artigos de chapelaria, caneta de material não transparente, protetor auricular, fone de ouvido e dispositivos eletrônicos podem ser levados também, mas deverão ser guardados em um envelope debaixo da carteira, lacrado e identificado. No caso de eletrônicos, é necessário deixá-los lacrados e desligados. Se o telefone tocar, por exemplo, o candidato é automaticamente desclassificado da prova.
Confira dicas de professores para fazer boas provas no Enem neste domingo (3) Enem 2024: Márcia Sensitiva dá dicas para estudantes e chuta tema da redação
Neste primeiro dia, os participantes farão a
O exame dura 5h30 no primeiro dia - se iniciando às 13h e terminando às 19h - e 5h no segundo dia - iniciando às 13h30 e terminando às 18h30. Participantes com tempo adicional terão até às 20h e 19h30 no primeiro e segundo dias respectivamente, enquanto os que usarão videolibras terão até 21h e 20h30.
É preciso levar documentos de identificação originais com foto. Neste ano, foi permitido o uso de documentos digitais, como E-Título, Carteira Nacional de Habilitação e RG. Eles podem ser físicos ou digitais, sem permitir capturas de tela.
Para fazer a prova, é permitido somente caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
*Com Estadão Conteúdo