Ouvindo...

Way Concessões vence leilão da Rota Sertaneja, entre Minas e Goiás

Conjunto de estradas da BR-153 e BR-262 formam um importante corredor logístico que liga o Centro-Oeste e o Sudeste

Rota Sertaneja liga Goiás com Minas Gerais até a divisa com São Paulo

A Way Concessões arrematou o leilão da Rota Sertaneja, o conjunto das estradas BR-153 e BR-262, que liga Minas Gerais a Goiás, nesta quinta-feira (6), na bolsa de valores de São Paulo (B3). O grupo ofereceu um desconto de 24,8% sobre a tarifa básica de pedágio para vencer outras duas propostas e levar a concessão das rodovias.

Os trechos concedidos incluem a BR-153 de Hidrolândia até Itumbiara, na divisa com Minas Gerais; a BR-153 de Araporã até Fronteira, no Triângulo Mineiro, na divisa com São Paulo; e da BR-262, de Uberaba até Comendador Gomes. O trecho é um dos principais pontos de integração logística entre os três estados.

A proposta da Way Concessões, representada pela corretora Safra, venceu a oferta de 20,36% do Consórcio Rota do Cerrado, do fundo XP Infra V, e a oferta de 20,11% da francesa Vinci Highways, de 20,11%. A disputa chegou a ir ao viva-voz, quando os interessados aumentam as ofertas até que haja um vencedor.

Ao todo, a concessão conecta 21 municípios no corredor de 530 quilômetros de rodovias federais que ligam as regiões Centro-Oeste e Sudeste. Estão previstos mais de R$ 10 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos de concessão.

O modelo prevê mais de 42 km de duplicação; 4 km de contornos; 31,8 km de faixas adicionais; mais de 4 km de vias marginais. Também estão previstas seis passarelas, 132 acessos, 146 pontos de ônibus, 5 passagem de fauna, entre outras melhorias.

A concessão prevê a recuperação, manutenção, operação, monitoração, ampliação de capacidade e implantação de melhorias para reduzir o risco de acidentes e aprimorar a fluidez do tráfego. Agora, a Way Concessões terá até 14 de novembro para apresentar os documentos de qualificação.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.