A Defesa Civil do Estado de
A previsão do tempo indica que o fenômeno provocará chuvas intensas, rajadas de vento de até 115 km/h e possibilidade de granizo em vários pontos do estado.
Entre as regiões com maior risco estão:
- Araçatuba;
- Araraquara;
- Barretos;
- Bauru;
- Franca;
- Marília;
- Presidente Prudente;
- Ribeirão Preto;
- São José do Rio Preto.
“O cenário pode provocar alagamentos pontuais, enxurradas rápidas e ocorrências relacionadas à instabilidade de encostas, especialmente em áreas de risco previamente mapeadas”, informou a Defesa Civil.
A passagem do ciclone extratropical mobilizou um trabalho em conjunto de estados das regiões Sul e Sudeste, que atuarão de forma integrada e compartilharão informações em tempo real sobre o deslocamento do sistema.
Além disso, a Defesa Civil do Estado de São Paulo mobilizará, no sábado, um Gabinete de Crise para “garantir pronta resposta às ocorrências relacionadas às tempestades”.
Recomendações durante o período
A Defesa Civil do Estado de São Paulo preparou uma série de orientações para a população se proteger durante a passagem do
- Evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores;
- Recolha objetos soltos em varandas e quintais;
- Durante tempestades com raios, evite áreas abertas, estruturas metálicas e contato com água;
- Nunca atravesse áreas alagadas;
- Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e acione o Corpo de Bombeiros;
- Em caso de emergência, acione imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193);
- Acompanhe atualizações pelos canais oficiais e cadastre seu celular para receber alertas enviando o CEP por SMS para 40199.
Entenda o que é ciclone extratropical
O ciclone extratropical é caracterizado por um sistema de baixa pressão atmosférica que ocorre em latitudes médias, ou seja, longe da região equatorial.
A ocorrência do fenômeno é comum na Europa, América do Norte e Ásia, mas também pode ser registrado em países como o
Os ciclones extratropicais, geralmente, se formam a partir de diferenças de temperatura. Na região equatorial e nas latitudes médias, o ar quente sobe, e o ar frio das latitudes médias desce, o que cria uma zona de conflito que pode ocasionar esse tipo de fenômeno.