Mais de 4 milhões de estudantes brasileiros foram fazer o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio de 2024 neste domingo (3). Na prova, os candidatos tiveram que escrever uma redação com o tema: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A informação foi confirmada por Camilo Santana, ministro da educação.
Leia mais:
Tema da redação do Enem 2024 é divulgado; confira Em dia de Enem, Brasil tem alerta de chuva intensa para todas as regiões do país; veja Estudante perde 1º dia de prova do Enem em BH por conta de trânsito: ‘infelizmente não deu nessa’ Água, abraços e orações: projetos ajudam a tranquilizar estudantes antes da prova do Enem em BH
Após divulgação do assunto da redação, a internet começou a repercutir a relevância e o nível de dificuldade para construir argumentos para o texto. “Esse tema do Enem está espetacular. Dá para citar Chico Science - Afrociberdelia tranquilamente”, escreveu um internauta.
“Se não for o mais fácil, esse tema da redação do Enem foi um dos mais fáceis”, comentou uma jovem. Outro internauta teve uma opinião diferente: “Ainda bem que não fui fazer o Enem, não ia saber escrever uma vírgula sobre esse tema”.
Redação Enem
A prova pede que todos os estudantes escrevam um texto na modalidade dissertativo-argumentativo, em no máximo 30 linhas, a partir de um tema que é apresentado juntamente com os textos motivadores - que servem como um apoio temático. A redação vale 1000 pontos divididos em cinco competências de 200 pontos cada, são elas:
- Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
- Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, nos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
- Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
- Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
- Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
O zero na redação
A redação receberá zero se apresentar uma das características a seguir:
• fuga total ao tema;
• não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;
• ausência de texto escrito na Folha de Redação, que será considerada “Em Branco”;
• extensão de até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo ou extensão de até dex linhas escritas no sistema Braille, situações que configurarão “Texto insuficiente”;
• impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, o que configurará “Anulada”;
• parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
• nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação no
espaço destinado exclusivamente ao texto da redação, o que configurará “Anulada”;
• texto escrito predominantemente ou integralmente em língua estrangeira;
• texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois(duas) avaliadores(as) independentes, o que configurará “Anulada”;
• cópia de texto da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem do número mínimo de linhas