Ouvindo...

Água, abraços e orações: projetos ajudam a tranquilizar estudantes antes da prova do Enem em BH

Na PUC Minas, no Coração Eucarístico, jovens voluntários se reúnem para apoiar os candidatos através de abraços e da distribuição de kits com canetas e lanche

Voluntários do projeto Help ajudam estudantes com "água, abraços e cartinhas” no primeiro dia de prova do Enem

Grupos formados por jovens de Belo Horizonte decidiram fazer uma ação para motivar os estudantes no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, neste domingo (3).

O projeto Help, da Força Jovem Universal (FJU), trabalha ajudando pessoas, mas especialmente crianças e adolescentes, a lidar com problemas relacionados a saúde mental como depressão e ansiedade. Para ajudar os estudantes que vão fazer a prova, voluntários instalaram uma tenda em frente a PUC Minas, no Coração Eucarístico, para acolher os vestibulandos. "É um dia em que as pessoas ficam ansiosas, preocupadas, com medo e com a mente um pouco aflita, viemos aqui para a porta da PUC, pela primeira vez, para trazer mais alivio, uma mensagem de apoio, de superação, um acolhimento para os estudantes em um dia que é mais difícil”, afirmou Maria Eduarda, voluntária do Help.

Leia também

Para apoiar quem for fazer a prova, o grupo criou o “cantinho do desabafo”, entregando "água, abraços e cartinhas” para “tranquilizar” os inscritos. “Todas as ações estão sendo feitas apenas com o objetivo de acolher e não julgar”, disse para a Itatiaia.

Além do projeto Help, a Liga Estudantil, ligado a Igreja da Lagoinha, também criaram uma forma de apoiar os candidatos. Ana Paula, que é voluntária, explicou que o grupo distribui orações e kits com canetas, água e lanche de forma gratuita. “Sabemos que é um momento de aflição, então acreditamos que através da oração, desse momento de apoio, tudo se torna mais leve”, detalhou.

A prova do Enem acontece neste e no próximo domingo (10). Hoje, os candidatos respondem 90 questões objetivas de linguagens e ciências humanas, além da redação.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, trabalhou na produção de matérias para a rádio, na Central Itatiaia de Apuração e foi produtora do programa Itatiaia Patrulha. Atualmente, cobre factual e é repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.