Ouvindo...

Depressão: Rompendo o silêncio e abordando a saúde mental

Um olhar sério sobre a depressão, um tema crucial para a saúde pública, mas muitas vezes negligenciado e estigmatizado

Saúde Mental em foco

As pessoas acreditam que alguns assuntos não podem ser ditos, porém aquilo que não falamos, não conhecemos ou nomeamos, são fortes elementos para adoecimento psíquico. Depressão não é frescura! Precisamos falar sobre isso... É questão de saúde pública e diz respeito a um mal-estar social. O senso comum amplifica inverdades e produz o preconceito através de um discurso errôneo acerca de algo tão importante. A contemporaneidade nos apresenta a depressão, demarcando nossa fragilidade psíquica, a partir dos vínculos frouxos, do “padrão” de felicidade que dita uma realidade paralela e produz um rebaixamento do desejo.

Com a depressão, coisas simples da vida perdem sentido... Muda a forma de se relacionar com as pessoas, com os alimentos, com os objetos e com seu corpo. Carrega um sofrimento muito grande e somente quem sente pode falar sobre... A dor do outro não é brincadeira!

A depressão pode produzir alterações na imagem, evidenciando as imperfeições físicas, isolamento social, sentimento de incapacidade, ansiedade, entre tantos outros sintomas.

- Sensação de tristeza, autodesvalorização e sentimento de culpa;

- Falta de energia e cansaço excessivo, diminuição do interesse sexual;

- Diminuição ou aumento do apetite, insônia ou sonolência;

- Sintomas físicos como taquicardia, dor no peito e sudorese.

Manter um estilo de vida saudável é muito importante para a prevenção:

- Atividade física;

- Alimentação equilibrada;

- Evitar o consumo de álcool;

- Boa noite de sono;

- Psicoterapia;

- Inserir em sua rotina atividades que proporcionem bem-estar;

- Não interromper o tratamento sem orientação.

“A mentira mais contada no mundo é: Está tudo bem.” Muitas vezes não conseguir nomear ou verbalizar o que sente... Se precisar, busque ajuda profissional; existem postos de atendimento como o CVV - Centro de Valorização da Vida (188).

De Elba de Castro Psicóloga especialista em Saúde Mental com ênfase em dependência química e Carla Moreno psicóloga especialista em Psicologia Clínica, para a Rádio Itatiaia Ouro Preto.

Isabela Vilela é repórter multimídia na Itatiaia Ouro Preto desde 2022. Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é mestranda em Comunicação pela mesma instituição, pesquisando sobre a produção jornalística em plataformas digitais. Antes, passou pela Agência Primaz de Comunicação e atuou como Copywriter e Produtora de Conteúdo em organizações sociais de Minas Gerais e São Paulo.