Ouvindo...

Depressão: Rompendo o silêncio e abordando a saúde mental

Um olhar sério sobre a depressão, um tema crucial para a saúde pública, mas muitas vezes negligenciado e estigmatizado

As pessoas acreditam que alguns assuntos não podem ser ditos, porém aquilo que não falamos, não conhecemos ou nomeamos, são fortes elementos para adoecimento psíquico. Depressão não é frescura! Precisamos falar sobre isso... É questão de saúde pública e diz respeito a um mal-estar social. O senso comum amplifica inverdades e produz o preconceito através de um discurso errôneo acerca de algo tão importante. A contemporaneidade nos apresenta a depressão, demarcando nossa fragilidade psíquica, a partir dos vínculos frouxos, do “padrão” de felicidade que dita uma realidade paralela e produz um rebaixamento do desejo.

Com a depressão, coisas simples da vida perdem sentido... Muda a forma de se relacionar com as pessoas, com os alimentos, com os objetos e com seu corpo. Carrega um sofrimento muito grande e somente quem sente pode falar sobre... A dor do outro não é brincadeira!

A depressão pode produzir alterações na imagem, evidenciando as imperfeições físicas, isolamento social, sentimento de incapacidade, ansiedade, entre tantos outros sintomas.

- Sensação de tristeza, autodesvalorização e sentimento de culpa;

- Falta de energia e cansaço excessivo, diminuição do interesse sexual;

- Diminuição ou aumento do apetite, insônia ou sonolência;

- Sintomas físicos como taquicardia, dor no peito e sudorese.

Manter um estilo de vida saudável é muito importante para a prevenção:

- Atividade física;

- Alimentação equilibrada;

- Evitar o consumo de álcool;

- Boa noite de sono;

- Psicoterapia;

- Inserir em sua rotina atividades que proporcionem bem-estar;

- Não interromper o tratamento sem orientação.

“A mentira mais contada no mundo é: Está tudo bem.” Muitas vezes não conseguir nomear ou verbalizar o que sente... Se precisar, busque ajuda profissional; existem postos de atendimento como o CVV - Centro de Valorização da Vida (188).

De Elba de Castro Psicóloga especialista em Saúde Mental com ênfase em dependência química e Carla Moreno psicóloga especialista em Psicologia Clínica, para a Rádio Itatiaia Ouro Preto.

Isabela Vilela é repórter multimídia na Itatiaia Ouro Preto desde 2022. Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é mestranda em Comunicação pela mesma instituição, pesquisando sobre a produção jornalística em plataformas digitais. Antes, passou pela Agência Primaz de Comunicação e atuou como Copywriter e Produtora de Conteúdo em organizações sociais de Minas Gerais e São Paulo.
Leia mais