Ouvindo...

Jogos de azar, lavagem de dinheiro e apreensão bilionária: veja o que se sabe sobre prisão de Deolane Bezerra

Influenciadora foi presa no Recife na manhã desta quarta-feira (4); ela é investigada de participar de organização criminosa e lavagem de dinheiro

Deolane Bezerra, advogada criminalista e viúva de MC Kevin

A influenciadora e advogada Deolane Bezerra foi presa na manhã desta quarta-feira (4), em Recife, durante uma operação deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco. Deolane é suspeita de participar de uma organização criminosa voltada à prática de jogos ilegais e lavagem de dinheiro.

Além da influenciadora, a mãe dela também foi presa. As duas foram encaminhadas para o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), onde foram interrogadas. Mais tarde, mãe e filha foram levadas ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer exames de corpo de delito.

Leia também

O que é a Operação Integration?

Deflagrada na manhã desta quarta-feira, pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), a Operação Integration tem como alvo uma organização criminosa acusada de lavagem de dinheiro e voltada a prática criminal em plataformas de jogos de azar (tanto legais, como ilegais), explica o delegado-geral da PCPE.

A operação cumpre 19 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão em seis estados brasileiros.

Quem foi preso?

Até o momento, apenas a prisão de Deolane Bezerra e da mãe dela, Solange Alves, foi noticiada à imprensa. A Polícia Civil de Pernambuco ainda não informou quantos dos 17 mandados de prisão restantes já foram cumpridos.

No entanto, o delegado-geral afirmou que mais alvos serão presos ainda nesta quarta, mas não detalhou se eles são conhecidos do público.

“Ainda temos mandados de prisão para serem cumpridos hoje. É uma investigação muito complexa. O dia de hoje é um dia importantíssimo para a investigação. A preparação foi bastante intensa e, se falarmos um pouco mais, podemos colocar em risco a investigação de tantos meses”, explicou.

O que foi apreendido?

Operação que prendeu Deolane Bezerra teve sequestro de carros de luxo, aeronaves e joias e bloqueio de R$ 2 bilhões.

Além das prisões, os investigadores bloquearam e apreenderam bens dos alvos, que, juntos, somam cerca de R$ 2 bilhões. Entre os bens apreendidos dos investigados estão: quatro aeronaves, helicópteros, embarcações e dezenas de imóveis.

“Ainda não conseguimos contabilizar tudo o que foi apreendido e nem cumprir todos os mandados”, esclarece.

Gusttavo Lima também está sendo investigado?

Uma das aeronaves apreendidas pertence a empresa do cantor sertanejo Gusttavo Lima. O avião, prefixo PR-TEN, foi recolhido por policiais enquanto passava por uma manutenção no aeroporto de Jundiaí (SP).

Conforme registro na Agência Nacional de Avião Civil (Anac), a aeronave está registrada para a empresa Balada Eventos e Produções LTDA, do cantor. São sócios e administradores da firma a Gsa Empreendimentos e Participações Ltda e Nivaldo Batista Lima, nome de registro de Gusttavo Lima.

O CESSNA 560XLS pode acomodar até 11 pessoas, e teve seu último registro de compra e venda para a empresa do cantor em 30 de julho de 2022, segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). Segundo a Anac, o registro do avião tem “situação normal”.

Ao OGlobo, a equipe do cantor informou que o avião foi vendido, apesar de ainda estar registrado como de propriedade da empresa de Gusttavo. Ainda não está claro qual a relação do cantor com a operação desta quarta-feira (4).


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.